Clube da Dona Menô
Dona Menô

 Brotoeja

Olá, amigos
 
Sou dra Fátima Emerson, alergista. Minha amiga dra Leila me convidou para participar do Canal Aberto, esclarecendo as dúvidas que vocês possam ter sobre alergias. Como minha especialidade está muito ligada a problemas na pele, muitas vezes nos chegam casos da dermatologia, e justamente a primeira pergunta que me fazem através do Clube da Dona Menô é:
 
“O que é brotoeja?”
 
Verão é tudo de bom: sol, calor, praia! Mas também pode ser sinônimo de suor e de probleminhas na pele: brotoeja (ou miliária) é um desses casos indesejáveis.
 
Brotoejas são mais comuns em crianças, mas ocasionalmente podem surgir em adultos. As lesões surgem em decorrência do calor, pelo excesso de suor que entope os poros, fazendo com que o suor se acumule, surgindo a brotoeja.
 
Aparece como uma erupção cutânea com pequenas bolinhas avermelhadas, às vezes com bolhas (vesículas), surgindo predominantemente no tronco, pescoço e braços. Acompanha-se de coceira, trazendo muito incômodo para a criança. Ao coçar, a pele pode ficar escoriada e irritada, com rompimento das bolhinhas e podendo surgir pus, significando que se instalou uma infecção na pele.
 
Alguns fatores podem facilitar o aparecimento da brotoeja:
 
Excesso de roupas,
Situações que aumentem a sudorese,
Uso de produtos na pele que possam obstruir os poros, como por exemplo, bronzeadoes, hidratantes gordurosos, óleos, repelentes etc,
Outras dermatites prévias.
 
Ao surgir uma brotoeja, é recomendado procurar um médico, pois existem outras doenças que podem ter lesões semelhantes e se confundir com brotoejas, como por exemplo, nas pesspas portadoras de dermatite atópica ou de outras dermatites inflamatórias.
 
Dicas para combater a brotoeja:
 
Evitar excesso de roupas. 
Usar roupas leves, de preferência em tecidos de algodão. Evitar roupas de tecidos sintéticos ou lycra. 
Dar banhos rápidos, frios, usando pouco ou nenhum sabonete.
Usar ventilador ou ar condicionado durante a noite.
Uma receita caseira é fazer banhos de maisena para refrescar e acalmar a coceira.
 
Não se deve usar cremes, pastas ou loções sem orientação médica. Em alguns casos, o uso destes produtos pode agravar o quadro, pois contribuem para obstruir ainda mais os poros.
 
O uso de permanganato de potássio só deve ser feito com orientação médica e na diluição correta: o produto deve ficar em tom de rosa claro. O uso inadequado pode piorar a miliária.
 
 
Fátima Emerson
Alergista
CRM 52309942