Clube da Dona Menô
Dona Menô


Acidente vascular

Com a idade, os vasos poderão se obstruir ou serem tamponados por coágulos de sangue, impedindo a oxigenação de algum órgão. Estes coágulos podem se soltar e vir a obstruir a irrigação de outro órgão à distância (embolia).
Chamamos de acidente vascular qualquer impedimento da irrigação de sangue no corpo. Seja por rompimento de algum vaso, seja por oclusão de uma artéria.
É o sangue arterial que leva oxigênio para os tecidos. Nosso coração é a bomba que carreia este sangue. A obstrução da oxigenação no coração causa o infarto ou enfarte, como queiram.
Os pulmões fazem a troca sanguínea do sangue cheio de gás carbônico pelo oxigênio. Também os pulmões podem perder a circulação por obstrução de suas artérias, impedindo as trocas gasosas.
As alterações vasculares causadas pelo aumento do colesterol, levam a arteriosclerose.
Abaixo retiramos um trecho da página da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular para elucidarmos o que seja arteriosclerose.

Arteriosclerose


A arteriosclerose é o espessamento e endurecimento da parede arterial. É a principal causa de morte no mundo ocidental.

Um tipo de arteriosclerose é a aterosclerose, doença que atinge artérias de grande e médio calibre, como as artérias coronárias, as artérias carótidas e as artérias dos membros inferiores. É caracterizada pelo depósito de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias, reduzindo seu calibre e trazendo um déficit sanguíneo aos tecidos irrigados por elas. Manifesta-se clinicamente em 10% da população acima de 50 anos, sendo a ponta do iceberg, pois seu desenvolvimento é lento e progressivo, e é necessário haver uma obstrução arterial significativa, de cerca de 75% do calibre de uma artéria, para que surjam os primeiros sintomas isquêmicos.

A superfície interna irregular da artéria com arteriosclerose predispõe à coagulação sanguínea neste local, com oclusão (entupimento) arterial aguda - trombose - levando subitamente à falta de sangue para todos os tecidos nutridos por aquela artéria, que podem entrar em isquemia (sofrimento) ou necrose (morte). Por esta razão, o primeiro sinal de arteriosclerose pode ser a morte. Com risco tão elevado, é importante o diagnóstico precoce.

É uma doença sistêmica, acometendo simultaneamente diversas artérias do ser humano. O quadro clínico depende de qual artéria está mais significativamente obstruída:

Caso sejam as coronárias (artérias do coração), se produzirá a dor cardíaca durante o esforço (angina de peito) na evolução crônica ou o enfarte na evolução aguda.

Caso sejam as carótidas (artérias do pescoço) são constatadas perturbações visuais, paralisias transitórias, desmaios na evolução crônica ou o derrame (acidente vascular encefálico) na evolução aguda.

Caso sejam as artérias ilíacas e femorais (artérias de membros inferiores) ocorrerão claudicação intermitente (dor nas pernas ao caminhar), queda de pêlos, atrofias da pele, unhas e nos músculos, e até mesmo impotência coeundi (dificuldade de ereção peniana) nos casos crônicos e gangrena nos casos agudos.

Dra. Leila Marinho Lage
CRM 52-38501=5