Clube da Dona Menô
Dona Menô


Hormônios do sexo

A sexualidade é ditada pela tríade: desejo, excitação e orgasmo.
Múltiplos fatores contribuem para o pleno e satisfatório desempenho sexual. Aí se incluem o pensamento, a personalidade, o ambiente , os fatores culturais, a âmbito social e familiar, além da condição orgânica do ser humano.
Por mais que se assemelhem as disfunções sexuais, devido ao nosso pensamento nos distinguimos como indivíduos, onde uma gama de fatores psicológicos contribuem benéfica ou maleficamente para o comportamento sexual.
Aqui nos restringiremos ao básico e elementar, explicando a função dos principais hormônios que agem no que denominamos sexo.

Esteróides

Os esteróides são moléculas originárias do colesterol e divididas em hormônios sexuais (produzidos pelos testículos, ovários e placenta) e corticoesteróides (produzidos pela glândula supra-renal).
Estrogênios são hormônios femininos. Dentre eles o estradiol é o maior responsável por manter as características sexuais femininas e condicionar a aceitação do parceiro. Atuam na distribuição das gorduras, dando a forma curvilínea, tornam a pele macia, a elasticidade vaginal, desenvolvem as mamas no período da gravidez,etc. As glândulas supra-renais também produzem estrogênio (estrona), o que mantém o fenótipo feminino após a menopausa, porém, não com a mesma eficácia do estradiol.
Os estrogênios EM PARTE são convertidos em androgênios, hormônios masculinos (principalmente testosterona) - este, sim, tem uma ação direta na libido em ambos os sexos.

Testosterona

São produzidos nos testículos e, como dissemos, sintetizados em menor escala nos ovários. Permite o interesse sexual, a excitação, a disposição ao sexo tanto nos homens quanto nas mulheres.
Progesterona
Hormônio produzido pelos ovários, principalmente na segunda fase do ciclo menstrual, na fase pós ovulatória e, também, sintetizada na placenta. É responsável pela tensão pré-menstrual, mas, necessária para preparar o corpo da mulher para manter a gestação, também preparando as glândulas mamárias para a amamentação. Compete com a testosterona e pode diminuir a busca sexual.
Prolactina
Sua função primordial é a produção do leite materno. Está aumentada desde o início da gravidez, tendo seu pico após o parto e no período da amamentação.
Reduz o impulso e o desejo sexual das mulheres e dos homens. Provavelmente pelo fato de a prolactina inibir diretamente a produção dos hormônios sexuais.

Ocitocina

A Ocitocina é um hormônio sintetizado na neurohipófise que potencializa as contrações uterinas tornando-as fortes e coordenadas, até completar-se o parto e promove a ejeção do leite quando o bebê suga as mamas. É sintetizado no Hipotálamo e liberado no organismo através do lobo posterior da hipófise (neuro-hipófise ). Possui estrutura protéica e sua ação no organismo masculino é ainda desconhecida.
Quando o bebê suga os mamilos, correntes elétricas avisam ao cérebro para eliminar ocitocina. Uma vez na corrente sangüínea este hormônio irá contrair os ductos mamários e ejetar o leite materno, que já foi produzido e armazenado nas mamas. O útero também se contrai no momento da amamentação, o que ajuda a diminuir seu volume após o parto. Estas contrações podem ser percebidas também em vagina.
É apelidado de "hormônio do amor", por ser o responsável pela ligação entre mãe e filho, quando da amamentação.
É dito que este hormônio aumenta o impulso sexual no ato de sugar os mamilos, tanto sendo esta sucção realizada pelo bebê ou pelo parceiro sexual.

Leila Marinho Lage
Ginecologia e Obstetrícia
CRM 52-38501-5
http://www.clubedadonameno.com