Clube da Dona Menô
Dona Menô


Introdução
Sexo e orgasmo

O orgasmo humano é a tradução orgânica de uma excitação sexual máxima, tendo como consequência uma sensação intensa de prazer. Vários setores do corpo, principalmente a genitália, reagirão a este fenômeno, mas é no cérebro que tudo começa e tudo termina.

Fala-se muito sobre orgasmo e disfunção sexual, tanto feminina, quanto masculina, porém a maioria das pessoas não sabe como isso se processa no nosso organismo. É no nosso cérebro que formamos emoções, pensamentos e o comando de todas as funções orgânicas primordiais para a sobrevivência. É através dele que fomos capazes de manter a espécie.

A anorgasmia feminina, ou seja, a falta de orgasmo na mulher, não a impossibilita de manter o ato sexual e engravidar. Em condições normais da natureza o homem necessita do orgasmo para eliminar o esperma e procriar.

Nós humanos fomos além e usamos o sexo para manter a união do casal. A qualidade do ato sexual está diretamente ligada à procura do prazer, coisa que os animais dispensam. Se conjugarmos ato sexual e orgasmo, ainda assim, não teremos no ser humano a sua prioridade, pois o que se procura no sexo, mesmo que inconscientemente, é o envolvimento emocional com a/o parceiro.

Para explicar o funcionamento do nosso corpo, que poderá ajudar o entendimento do orgasmo, na fisiologia humana, inseri neste espaço artigos meus e de colegas especialistas.

Dra Leila Marinho Lage
Ginecologia e Obstetrícia
CRM 52-38501-5
http://www.clubedadomaneno.com