Clube da Dona Menô
Dona Menô
Calvície brasileira
(Aulinha pra crianças)

A maior importância dos nossos cabelos é a proteção contra os raios ultra-violeta. Como sabem, estes raios podem induzir câncer de pele.

Como somos bípedes (andamos sobre duas "patas"...), as áreas mais expostas a eles são a cabeça e o rosto. Quanto maior o buraco na camada de ozônio, mais raios UVA são emitidos pelo sol.

Os cabelos também protegem o couro cabeludo e a pele de agressões contínuas do meio externo. Além disso, na nossa sociedade, os cabelos são considerados ornamento, embelezam. A sua perda pode levar a sentimento de baixa estima, tanto para o homem quanto para a mulher.

Alopécia é a falta de cabelo, quando há a queda dos fios sem o nascimento de novos, sendo visivelmente constatada. A perda dos cabelos pode ser parcial ou total, pode ser transitória ou permanente. Também pode acontecer apenas o enfraquecimento dos cabeços, quando estes se tornam finos, fracos e em menor número.

Muitas causas podem ser atribuídas ao problema, que acometem ambos os sexos. Como exemplo:

Oleosidade excessiva ou ressecamento do couro cabeludo
Doenças de pele, como caspa e outras micoses
Infecções, febre
Agressão do couro cabeludo com tinturas, alisamentos etc.
Distúrbios hormonais
Desnutrição, falta de vitaminas
Doenças crônicas
Transtornos psíquicos
Medicamentos (ex: quimioterapia)

A maior causa é a alopecia androgenética, com incidência maior nos homens. É um defeito genético e de origem familiar.

Eu não quis fazer um artigo médico, mas uma analogia com as nossas matas, que sofrem agressões insidiosas e irreversíveis, uma “escova progressiva” de descasos e exploração indiscriminada.

Recentemente alguns “barbeiros” foram presos: no município de General Carneiro políticos no sul do país, em conchavo com madeireiras, foram responsáveis pela extração ilegal da araucária - o pinheiro brasileiro.

Além isso, a crise econômica mundial tem contribuído com o fator stress para a nossa calvície. A ARACRUZ, uma das maiores empresas mundiais no cultivo sustentável de eucaliptos, irá diminuir pela metade sua produção.

Tanto a araucária quanto o eucalipto são fonte, principalmente, de papel e celulose. O replantio renova o solo, mantém a fauna, conserva o oxigênio, dá empregos.

De clareira em clareira o país fica careca. Cabeça, irmão... Não vai haver chapéu que caiba nela...

Leila Marinho Lage

http://www.clubedadonameno.com