Clube da Dona Menô
Dona Menô

 Bacalhau salgado?!...

 Percorrendo a Internet por falta de melhor opção, entra na conversa a Dra. Leila (D. Menô):
 
- Oi amiga, tudo bem contigo? Estou cansada por que estive em cirurgia ... por horas esta noite!
 
- Oi. Leila. Estou com uma puta TPM, além da mensturação atrasada.
 
- Gisa, será que você não está grávida?
 
Pensei: "Se estiver, ela vai fazer o pré-natal e parto todinho e de graça... Pensamento idiota, porque eu sei que sou laqueada há anos e deste mal eu não morro.
 
Tentando me ajudar, ela me diz:
 
- Olha, faz tempo que não escreve para o site. Escreve algo sobre comidas do Ano Novo, sobre o bacalhau da Noruega, como se come, e prepara este bacalhau aí.
 
Com o meu humor no pé, eu pensei: "Essa doutora só pensa em comida! Com certeza, ao invés de medicar os pacientes dela com drogas farmacêuticas e sendo médica "às avessas", ela deve dar uma receitinha assim:
 
Falta de apetite sexual
 
Coma pepino de preferência in natura. O cheiro do pepino é afrodisíaco e a ingestão também.
 
Para atrair a atenção do marido
 
Primeiro consulte a minha amiga bruxa assuecada, Gisa, para saber a lista de simpatias. Depois prepare um peixe assado assim, assim... e sirva com vinho. Depois daquele jantar amoroso...bla, bla, bla...
 
Dra, eu não quero escrever nada. Estou apenas me distorcendo ao máximo para não curtir e nem deixar as energias baixas desta maldita TPM atingir pessoas que não quero ferir, igual estou fazendo agora - odiando essa coisa de escrever.
 
Dois dias depois...
 
Adoro ler estas frases nas telas de TV: “Dias depois...meses depois..., anos depois...”. Sobrevivi. Acordei; fui ao banheiro com vontade danada de mijar, urinar, fazer xixi, pinkar, kissa; descubro que a inspiração para escrever não chega.
 
Fiz meu cafezinho e refleti. Hoje, dia 31 de janeiro de 2008, precisamente aqui na Suécia, escrevendo o meu último texto daqui para o Clube da Dona Menô, queria indicar um monte de simpatias para o Ano Novo, afinal sou mística, mas a doutora quer que eu escreva sobre  C O M I D A. Então, vamos lá...
 
Como é de conhecimento de todos, em cada pedacinho geográfico deste mundo, hoje se comemora a passagem do ano, assim como também há uma semana foi comemorado o nascimento de Jesus Cristo - eu ainda não aceito as pessoas ficarem tristes no Natal. Já imaginou as pessoas sendo convidadas para sua festa de aniversário. Como se sentiria?).
 
Embora sejam semelhantes essas comemorações, estão impregnados na cultura certos rituais alimentícios, assim como crenças. Acho que é pra isso que Deus me colocou no caminho da doutora, ou ela no meu. 
 
Sabemos que para os cristãos o Ano Novo se comemora em 31 de dezembro. Para pessoas de outras culturas e religiões, viver no Brasil é poder comemorar o Ano Novo em dose dupla. Como exemplo, os judeus, que comemoram o Ano Novo em 15 de setembro. O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta da humanidade. Suas raízes brotaram do Cristianismo e o Islamismo. Esta data varia de ano para ano, pois o calendário judaico segue o ciclo da Lua, com outro ritmo e duração. O Rosh Hashana, como é chamado o Ano Novo judeu, é o Dia do Julgamento e é quando Deus determina o destino de cada um para o ano que se inicia. O primeiro dia de Rosh Hashaná jamais cairá num domingo, quarta ou sexta-feira, embora historicamente o primeiro tenha sido numa sexta, o sexto dia da Criação.
 
Ao meu país (globalizado, idolatrado, salve, salve!!!)
 
Aqui na Suécia há o costume de se comer muito peixe durante o ano todo, embora haja uns pratos reservados para as seguintes comemorações: Páscoa, Midsommar (solstício de verão nórdico), Natal e Ano Novo. Os pratos para essas ocasiões são:
 
DOCES: antes de servir as comidas é servido a pepparkakar (bolacha de canela e cravo) - isto minha amiga não gosta.
 
É servido como entrada o glögg uma espécie de vinho quente, mas já vem preparado, é só aquecer e servir. Ele é composto por um malte produzido somente aqui, e tem alguns ingredientes inigualavéis. Coloca-se numa tigelinha uvas-passa com amêndoas, noutra, só uvas-passa. Num copinho especial com a bebida, acrescenta-se esses ingredientes, que são comidos com uma colherinha. Este ritual começa no dia 13 de dezembro - dia de Santa Lúcia, muito comemorado aqui na Europa. No mesmo dia no Brasil se comemora o dia de Santa Luzia.
 
Meu vizinho é da Noruega, terra do Salmão e bacalhau. O salmão é muito consumido aqui – é barato, mas nem tanto. O bacalhau é exportado para Portugal, onde é feito um processo de salgamento e depois comercializado mundo afora, menos Suécia.
 
Se uma mulher brasileira servir bacalhau de Portugal ou do Brasil, pode apostar que os suecos vão comer pizza. Eles não comem bacalhau, nem feijoada.
 
SALGADOS: O Sill, janssons fretelse, rimmad lax e köttbular
 
O sill, que é peixe da família das sardinhas, é cortado em postas, sem espinhos e colocado para marinar em água com açúcar e sal (mais açúcar do que sal), junto com peppar, ou seja, pimenta do reino inteira (aqui se encontra pimenta do reino verde, rosa, branca e preta).
 
Köttbullar são almondêgas, só que tem alguma coisa doce no preparo e serve-se com batatas inteiras e cozidas e lingon (um tipo de geléia com uma frutinha típica da Suécia).
 
Janssons fretelse é  feito com enjovs, batata palito, grädd (creme de leite), farinha de rosca.
 
O, rimmad lax nado no açúcar e sal, é típico também nestas datas, é servido com um molho de mostarda.
 
Eu gostaria de dar umas receitinhas de rituais de passagem de Ano Novo. E não vou deixar de fazê-lo. Aí vão:
 
O melhor ritual para a prosperidade no ano seguinte é acreditar que você é filho de Deus e que o Pai não dará a seu filho nada de ruim, portanto creia muito Nele. Crendo Nele, creia em você mesmo, que foi feito à sua imagem e semelhança. Acreditando que você poderá ter toda abundância em sua vida, você a terá. Mas deseje saúde completa, pois Deus não quer ninguém meio saudável. Creia na abundância financeira, porque Deus não quer você tenha apenas o suficiente para sobreviver e ainda o suficiente para manter dívidas. Saia desta vida! Deseje, saúde por inteiro, vida financeira por inteiro (somente o que lhe pertence, nada que vá faltar na casa do vizinho), vida afetiva por inteiro, amor pra dar e receber por inteiro - da família, dos amigos e seu parceiro/a.

Meus amores, eu desejo a vocês uma FELIZ VIDA POR INTEIRO em 2009.

Gislânia Dornelas – Gisa on Line
http://gisa-skaktti.blogspot.com
 
Suécia, 31 de dezembro de 2008