Clube da Dona Menô
Dona Menô
Nossos heterônimos

Etimologicamente heterônimo (heteros= diferente/ ónoma= nome) é o nome que o autor escolheu para assinar um trabalho. 

O heterônimo tem personalidade definida, como se fosse real, sendo diferente de um pseudônimo, que é apenas um nome fictício, um apelido. Por exemplo, o escritor Fernando Pessoa tinha 3 nomes diferentes para assinar suas obras. Seus poemas tinham características diferentes, de acordo com cada um, portanto, heterônimos.

Algumas pessoas acham que Josualdo e Dona Menô existem. Bem, talvez eles existam por aí em cada um de nós. São personagens as quais recorro para contar as histórias da vida, aquilo que não teriam tanta graça ou importância se contadas por mim.

Antes, quando alguém me chamava de Dona Menô (“Como vai, Dona Menô?...”), eu ficava meio zangada, porque achava que as pessoas deviam ter mais respeito pela “escritora”. Depois percebi que se assim o faziam, era justamente pela admiração e empatia que têm pelo meu trabalho, a ponto de sugerirem que seja ela a enviar os recados dos e-mails aos leitores.
 
Da mesma forma, Josualdo, namorado de Dona Menô, é fictício. Há anos eu tenho essas duas personagens (Menô e Josualdo), mesmo antes do site. Eles fazem parte de peças que apresento em eventuais palestras sobre a mulher e a menopausa.
 
Quanto ao Dr Yvan Nhoé, ele escreve por Josualdo, contando as peripécias do casal. Yvan Nhoé é um escritor amigo meu, que escolheu este codinome. Em algumas ocasiões eu e ele construímos juntos esses textos.

Assim sendo, Josualdo e Menô não são pessoas, são personagens. Explicado? 

No espaço “Dicas de Dona Menô” poderão encontrar textos do “famoso casal”.