Clube da Dona Menô
Dona Menô

Desastrados e Atrapalhados
Segurança na cozinha

 
De tanto eu ver minhas amigas (e eu mesma) vitimadas por acidentes domésticos, eventualmente falo sobre segurança no lar.
 
Um dos locais mais perigosos de uma casa é a cozinha, e é por ele que eu começo a série Desastrados e Atrapalhados. Propositalmente coloquei o título no gênero masculino, uma vez que nossa língua é machista na semântica, etimologia, filosofia e por aí vai. “Os e as” desastradas melhor seria, uma vez que uma boa parte dos homens anda frequentando bastante este aposento da casa, até mesmo mais do que as mulheres. A diferença é que no geral a mulher é desastrada e o homem, atrapalhado. Mulher não se enrola - mulher não visa perigo, é imprudente. O homem se enrola na cozinha, mas tem mais cautela . Vamos dizer que seja o oposto do que acontece ao volante de um carro, quando neste caso a mulher é mais medrosa e o homem mais ousado.
 
Onde mora o perigo
 
Lembremos os acidentes comuns numa cozinha. Em ordem de frequência são as queimaduras, os cortes e as quedas. Dentre as áreas mais comuns das queimaduras estão, também em ordem de incidência, as mãos e punhos, depois o rosto e por último, e geralmente com lesões mais graves, os pés.
 
Tanto o usuário eventual de uma cozinha quanto o assíduo piloto de forno e fogão têm em suas mãos marquinhas de queimadura da panela, dos bocais e grades. Respingos de gordura quente são comuns no rosto, na maioria das vezes sem consequências graves, mas a marca registrada da dona ou dono de casa é ter cicatrizes nos membros da silenciosa e trabalhosa tarefa de cozinhar.
 
Cozinhar por prazer num fim de semana é uma coisa,  mas ficar na cozinha todos os dias, e tantas vezes com pressa, traz mais oportunidade para esses acidentes. É importante alertar sobre as queimaduras graves que podem acontecer sem mais nem menos. Não se desligue do que faz, retirando-se para outros aposentos, pois a distração pode ser dramática.
 
Seus sentidos
 
Quem não enxerga bem ou tem problemas motores está fora da função de cozinheiro. É o mesmo que dar lenha para uma fogueira. Também deve tomar cuidado quem não ouve direito ou não tem olfato. O gás de cozinha, por exemplo, tem aquele cheiro propositalmente, para alertar a pessoa. Se você acha que o gás está escapando, ele está escapando. Verifique de onde é. Pode ser do próprio fogão, quando a chama se apaga (porque vazou líquido em cima ou pela ventilação corrente) ou pode ser do encanamento ou bujão. Não fique experimentando espuma para ver de onde sai o vazamento e colocando durepox, super colas ou sabão em “buraquinhos”. O técnico estudou para isso e está apto a verificar o perigo, não você. Imagine alguém acendendo o forno quando o mesmo já deixou escapar gás. Lembre que até o ligar de um interruptor pode causar um incêndio num ar contaminado por gás.
 
O olfato é importante também para darmos atenção a coisas que podem estar queimando, não só a comida, mas panos de prato perto do fogão, cabos de plástico, borracha, madeira etc. Panelas com alças e cabos frouxos são outro perigo. Perigo maior é quando tentamos retirar uma panela quente que não tem alça ou suporte anti-térmico, usando apenas um pano, que muitas vezes deixará passar a temperatura para sua mão, e assim, você vai largar a panela, geralmente derramando o conteúdo da mesma na sua mão ou pé.
 
Malabaristas
 
Nada de fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo ou com pressa. Você não é atleta e sua cozinha não é campo de triatlo. Não lave o chão da cozinha se estiver cozinhando. O chão deve estar seco. Verifique se o chão está escorregando. É comum cair gordura no chão. Se você está descalço ou com calçado impróprio, que não tenha atrito na sola, que esteja largo ou que tenha salto fino, certamente a lei de Murphy vai agir e pisará exatamente naquele local enquanto você está levando uma panela quente na mão.
 
Outra falha cometida é colocar tapetes ditos anti-derrapantes no chão, em frente a pias e fogões. Esses tapetes só não derrapam no começo. Depois eles ressecam e até servirão para surfarmos com eles... O melhor é não haver tapetes ou panos, até porque eles nos fazem tropeçar. Dou a dica de colocar num canto da cozinha um pano atoalhado e úmido para você limpar os pés e a sujeira do chão. Com o chão desnudo é mais fácil enxergar sujeiras.
 
Os cortes e perfurações com facas são muito comuns, mas, aí, salvo raras exceções, é  por displicência e falta de controle motor. Aconselho que calculem bem como e o que vão cortar. Carne gelada, por exemplo, tira a sensibilidade de nosso tato e é comum que continuemos a cortar a nossa própria carne ao fatiarmos uma alcatra... Cebola, tomates e coisinhas roliças e escorregadias devem ser picados apoiando-os numa tábua apropriada. Ao contrário do que se imagina, as facas muito afiadas auxiliam esse trabalho com menos acidentes. De preferência, dentro do possível, use tesoura de cozinha para cortar e picar alimentos, a não ser que use um multiprocessador.
 
O arroz com feijão de cada dia
 
Vamos simular uma refeição típica de nossos costumes: arroz, feijão, bife e batata frita. Ô coisa boa... Só não é bom pra quem faz. Como é fácil ingerir em tão pouco tempo um prato tão trabalhoso, quando bem feito... Trabalhoso e perigoso. Vamos, então, à tal explicação:
 
Feijão se faz na panela de pressão. Este utensílio tem uma válvula de segurança para aliviar a pressão interna. Uma bomba quando a pessoa esquece de verificar se a panela está em boas condições. Se ela não ficar atenta ao som da descompressão, e isso não acontecer, está pronta a sua bomba caseira. Para se abrir uma panela de pressão é necessário que esta tenha eliminado todo o vapor. O vapor deve sair espontaneamente durante alguns minutos, após se desligar o fogo. Mesmo assim, depois disso, coloque a panela ainda fechada debaixo da água fria, e com um garfo levante o pino pra se certificar de que não há mais fumaça. Só então tire a tampa.
 
Ao fritamos bife, e mais ainda, batata frita, que exige mais óleo (pode ocorrer com líquidos também, obviamente) tome cuidado se por algum motivo a panela escorregar. É importante que você escolha os bocais traseiros do fogão, desde que não exista nenhuma panela na frente para atrapalhar o manuseio da fritura e a sua visualização.
 
Quando se frita em panela ou frigideiras, mais comumente nas rasas, o óleo pode flambar a superfície das mesmas. A pessoa se apavora e tenta retirar a panela do fogo. Espere apenas. Para não ocorrer o fenômeno, não jogue rapidamente o alimento na fritura para que o óleo não escorra e traga o fogo. E caso haja um pequeno incêndio, abafe com toalhas úmidas; jamais jogue água, pois, dessa forma, o óleo espirrará em sua direção. Isso também acontece quando colocamos as panelas muito quentes na água fria da pia para as lavar. Dê preferência às panelas altas e sempre as tampe imediatamente.
 
Arroz e feijão cozinham quase ao mesmo tempo - o feijão mais rápido. Portanto, faça o arroz enquanto o feijão cozinha. Assim, poderá prestar atenção à panela de pressão até o final do cozimento. Deixe as frituras para o segundo tempo.

Até o malabarista de circo treina às pampas para fazer suas acrobacias. Aprenda com eles e não mexa com fogo se não souber lidar com ele. Uma boa recomendação é comer saladinhas cruas...

Indico a leitura do texto "Queimaduras", que está em Temas Médicos/ Diversos: http://www.clubedadonameno.com/tmedicos/mostra_temas_medicos.asp?id=53


Leila Marinho Lage