Clube da Dona Menô
Dona Menô
 


Sonata em dó maior

Oi, aqui é Menô.
 
Estou me sentindo meio culpada, mas sei que as mulheres vão me compreender. Ah, se vão... O tema de hoje é sono.

Já andei escrevendo tudo a respeito de sono (Entrando em alfa), ou melhor, a doutora começou o texto e eu o acabei, dando minhas dicas. Hoje resolvi contar a última do Josualdo, aquele...

Sei que eu ronco. Todos em algum grau roncam, mas existem casos indecentes de roncos e eu acho que estou entrando nesta categoria. Peço sempre a Jô para me acordar quando eu começo a fazer barulho, o que vem acontecendo com frequência. Obviamente eu fico pau da vida quando ele me acorda, mas serve para eu mudar de posição e o deixar dormir. Como ele também ronca, imagino que os vizinhos pensem que dois porcos-espinho estão namorando na madrugada, mas tudo bem...

Acontece que Josualdo, tadinho, nem tem dormido de tanto que ele anda esgotado por me mudar o tempo todo de posição (e pra outras cositas...). Daí, ele dá aquela dormidinha vespertina pra se preparar para as nossas noitadas eletrizantes.

Numa dessas, ele foi tirar a tal soneca na varanda. Estava um frio de rachar e o sol apareceu morninho. Nada como sentar no calor e dormir, não é? Isso é muito bem-vindo para os que estão envelhecendo. Os jovens vão descobrir isso um dia.

Uma varanda simpática, uma cadeira gostosa e um coroa cansado: a tríade da preguiça. E lá foi Josualdo dormir enquanto eu fazia algo pra comer.

Eu coordeno seu sono pelos roncos, quando não estou no quarto. Se ele fica em silêncio e de repente solta aquele som grotesco de quem está se afogando, sei que está em sono profundo. Se tosse, cospe, engasga, sei que está quase acordado e é hora de botar o café na mesa. Pior é quando ele respira lentamente, numa respiração tão superficial que nem vejo os movimentos do seu tórax. Isso, sim, é que dá nervoso. Mas logo logo ele solta o grunhido que me acalma.

Da sala eu olhei meu querido namorado dormindo sentado, com a nuca apoiada na parede, com as mãos cruzadas e apoiadas na barriga e a boca aberta. Fiquei olhando aquela cena feia esperando que ele respirasse profundo. E nada... O cara não movia nada. Ele já é branco, não pega sol, então, vocês podem concluir, como eu, que de longe ele parecia um morto, certo?

O que era aquilo, meu Deus?... Eu permaneci quieta por alguns segundos, observando, para não entrar em desespero à toa e, pior, não o acordar à toa. Se ele não estava morto, ia ser muito chato minha intromissão naquele sono dos justos.

Só que comecei realmente a me preocupar, pois o som dos porcos não acontecia. Fui chegando mais perto até que ele, sem virar a cabeça, apenas dirigindo o olhar de soslaio, levantou a mão espalmada em minha direção, lentamente, com a boca ainda aberta.

Eu fiquei chocada. Mais parecia que ele era um moribundo pedindo perdão pelos pecados. Caminhei perplexa para ele, já esperando ouvir seu último desejo, e ele disse (com aquela bocona ainda aberta): “Me dá um beijo?...”.

Ah, não! Era demais! Eu, toda apavorada, estava pensando que perdera meu Jô, que apesar de ser um idiota, imbecil, ridículo, faz parte de minha vida e de tudo que mais amo. Xinguei até a última geração dele e voltei pra cozinha chutando tudo.

De noite, mais calma, eu deitei a cabeça em seu peito e observei como ele dorme. Ô coisinha irritante... Ele não respira! Acho que as trocas gasosas de Josualdo devem ser como a dos peixes, ou, então, ele faz fotossíntese.

Enquanto ele torce para eu parar de roncar, eu fico na expectativa de ele soltar algum som. Só sei de uma coisa: este homem me preocupou naquele dia. Pude ver o quanto ele é importante para mim e quanta falta ele faria em minha vida se morresse.

http://www.clubedadonameno.com