Clube da Dona Menô
Dona Menô

Meu bobó 
Segura na mandioca e vai!


Comece a fazer o bobó de véspera. Aconselho até faltarem ao trabalho se, por acaso, forem servir o prato no almoço do dia seguinte...

Vão à feira comprar aipim ou encontrem um bom mercado para poderem escolher bem esta raiz. No supermercado eles enceram o produto pra não dar bicho, o que faz com que achem que cada pedaço é mais lindo do que o outro. Como é um alimento que se conserva bem por muitos dias, é bem possível comprarem gato pensando que é lebre.
 
A maioria das pessoas não sabe escolher aipim... É um problema isso! Pegam em qualquer mandioca e vão levando! Nem examinam para ver se está bichada, poxa!
 
Paro aqui para lhes ensinar a conhecer uma boa mandioca.
 
Olhem de soslaio para o stand das mandiocas, uma em cima da outra... Não confiem nas mandiocas que estão por cima. Nem sempre o que está lá em cima presta. Procurem no meio de tantas mandiocas as que estão por baixo também. Poderão ter uma bela surpresa. Para quem nem sabe identificar uma mandioca, por nunca ter estado diante de uma in natura, tenho que descrever a mesma, caso não esteja sinalizada em nenhum letreiro. Vocês não vão pagar o mico se ficar perguntando a todo mundo aonde podem encontrar uma mandioca, né?... Saibam ser espertos. O instinto lhes levará ao lugar certo.
 
Quando a mandioca chega às nossas mãos, ela é oferecida com uns 10 a 20 cm de comprimento. São duras, como toda raiz, casca grossa, ásperas, meio cabeludinhas e acastanhadas. As melhores mandiocas para consumo devem ser as médias, com uns 3 cm de diâmetro. As finas são difíceis de manuseio. Ao descascarem uma dessas finas, não sobrará muito depois. As grossas, nem pensar! Vão por mim: são difíceis de comer. Tudo é difícil com uma madioca muito grossa.
 
Para saberem se a mandioca está velha, até mesmo mofada, cortem ao meio (escondidos, claro, senão vão lhes detonar). Nem que seja na pontinha. Se estiver tudo branquinho, sem nenhum ponto escuro, deve estar boa. Só que, mesmo assim, quando a gente leva pra casa a mandioca, aí é que vamos descobrir como ela é no seu intimo. Desta forma, procurem sempre ter mais mandiocas do que o que é necessário para suas necessidades. Pelo menos, umas três ou quatro.
 
A quantidade de mandioca que vão precisar depende do que querem fazer com elas e quantas pessoas vão comer. Para um bobó de umas seis pessoas, podem levar aí uns três quilos (estas mandiocas não têm valor individual - valem quanto pesam). Até porque vão descobrir que o que sobra de mandioca, depois de as terem escolhido, não é lá grande coisa...
 
Lavem bem suas mandiocas ao chegarem à casa. Além de serem da terra, muita gente já pegou nessas mandiocas antes de vocês conquistarem os seus pedaços.
 
Existem os mais acomodados que preferem levar a mandioca já toda produzida, descascada, limpinha. É uma... Muita gente que vende mandioca até faz um pouco pro povo provar e ver que é macia e gostosa. Se vão comer a mandioca pura, sem acompanhamento, apenas ela, então esta deve ser escolhida a dedo, ou melhor, ao olhar e ao paladar.
 
Não dá pra saber se ela é macia, uma vez que a mesma é dura por natureza. Elas não são como os tomates, que a gente apalpa e aperta para vermos a consistência. Mandioca é toda peculiar.
 
Para um bobó, qualquer mandioca serve - mole ou dura - pois o trabalho só vai ser de cozinhar mais ou menos. Apesar disso, existem casos em que a mandioca é tão ruim, mas tão ruim, que só servem para lhes dar trabalho e serem jogadas fora imediatamente.
 
São experts em mandiocas agora. Passem para o capítulo “Meu bobó - A hora da verdade”.
 
Beijos da Dona Menô