Clube da Dona Menô
Dona Menô

Usinas Nucleares - Jesus toma conta...



Em nossas conversas eu e meu marido trocamos experiências de todos os níveis. Não sei como surgiu o assunto sobre a usina nuclear de Chernobyl e sua explosão, mas sei que dela eu também quis falar do nosso trágico acidente com o Césio 137, em Goiânia.
  
Pois não é que navegando no site
http://
www.clubedadonameno.com, eu encontro uma crônica falando de ambos?... Se desejarem saber mais sobre os dois entre em:  visita de médico IV - Césio na memória, em Espaço Cultural.

Compromisso é compromisso e hoje viajaremos numa pavorosa energia nuclear. Assusta, não? Pois é. E mais assustados vão ficar quando souberem que no Brasil também temos energia nuclear.



O Brasil, mesmo sabendo da periculosidade das mesmas, mantém as Usinas de Angra I e II. E ainda tem um projeto de construção do Angra III e mais seis usinas nucleares capazes de gerar 1300 MW (escrever eu escrevo, mas não tenho a menor noção da quantidade ou da explosão que essa coisa pode gerar), com um custo de 30 bilhões de reais até 2022 (aqui não tem cifrão no teclado), a energia nuclear é suja, cara, ultrapassada e ainda apresenta irregularidades no projeto.  É mole?

O acidente em uma usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, país da então União Soviética, aconteceu na manhã de 26 de abril de 1986. Estávamos  às vésperas do aniversário de Hiroshima e Nagasaki. Os monitores de radiação da Central Nuclear de Forsmark, na Suécia, detectaram no ar níveis de iodo e cobalto muito acima normal. Todos os países nórdicos foram contaminados, além da Suécia, como Finlândia, Noruega e Dinamarca. Só 12 horas após soube através da rádio que  houve “uma explosão, incêndio e fusão do reator Vladimir Ilitch Lênin”, em Pripyat, nordeste da Ucrânia. Houve um saldo trágico de dezenas de milhares de vidas humanas perdidas durante, meses e anos após o incidente.

O lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, ocorreu em 06 e 09 de agosto de 1945. Em 2006, sessenta e um anos após, os reatores suecos na usina nuclear de Forsmark  param, após grave problema.... Este defeito desconhecido, que quase causou gravíssimo acidente, expôs novamente a insegurança desta tecnologia. O Governo sueco determina o fechamento dos quatro reatores, cujas falhas ocorreram no sistema reserva de suprimento de energia, o que poderia ter causado sua explosão e uma catástrofe radioativa.

A Suécia, Espanha, Alemanha, Bélgica e Cuba estão abandonando a energia atômica e utilizando seu imenso potencial em energia limpa e segura, como a eólica (dos ventos) e solar que são capazes de suprir toda a demanda nacional de energia.
O triste de toda essa pesquisa foi descobrir que no norte da Suécia e Canadá há usinas nucleares ilegais.


Símbolo da radioatividade

Nos Estados Unidos é lastimável! Nos Estados do Texas, Alasca, Nevada, Novo México e outros nos Estados do sul também há infrações legais nas usinas nucleares.
Na Suécia 50% da energia utilizada é hidrelétrica e 50%, nuclear.

Fiquei confusa com uma matéria  do cientista britânico James Lovelock, considerado um dos maiores especialistas em meio ambiente do mundo, criou uma recente polêmica de que a energia nuclear seria a melhor forma de combater o aquecimento global.
 
O Brasil, devido suas proporções, é o país do mundo que mais promove o desmatamento, sendo um inimigo do clima do planeta. Se todos os países continuarem a emitir gases de efeito estufa na mesma proporção atual, a temperatura vai aumentar, evaporando muito rápido a água do planeta, e as florestas não terão como se sustentar, fazendo morrer também as espécies animais. 
Jesus toma conta! Nós somos Maria vai com as outras...


Bandeira do Institituto Internacional de Energia Atômica

Quem fala a verdade?

No início desta série sobre o caminho das energias, eu levei tudo na brincadeira, mas agora tenho muitas preocupações, porque estamos nas mãos de pessoas que decidem o nosso futuro.
Sinto muita falta de minha sala de aula, porque hoje isto poderia estar fazendo a diferença - conscientizando meus alunos da importância deste assunto e alertando sobre as decisões tomadas por quem escolhemos para governar nosso país.
 
Sempre fui Petista, mas o Lula e o Pallocci derrubaram minha crença no partido. Aqui, distante, vendo e acompanhando o Sr Presidente Luis Inácio da Silva,  que ele reconquistou minha confiança, mas, com a construção destas usinas, me deu vontade de chorar.

Os governantes suecos gostam muito do Lula, mas agora eu vejo porque: ele comprou avião da Suécia pagando com alimentos e agora está negociando armamento para o Brasil. Aqui se comenta sobre isto e eu pensei: “Bush no Brasil e Lula na Suécia, negociando etanol... Pra que Lula quer novos armamentos? Vai guerrear com outros paises? Se, pelo menos, fosse para lutar e acabar com a violência nas favelas e proteger os cidadãos corretos, que tentam viver e ainda ficam presos em suas residências fechadas até sei lá quando...
 
Fiquei revoltada. Fiz uma leitura rápida e depois percorri mais profundamente sobre energias.
Estou contaminada por uma divisão de um núcleo em dois fragmentos, com liberação de muita energia, sendo disponível por dois processos: a fissão ou fusão nuclear. Um lixo nuclear pode irradiar uma pessoa que dele se aproximar, ou contaminar quem nele tocar, mesmo muitos quilômetros longe de um acidente nuclear. Os efeitos podem acontecer logo após a exposição ou serem tardios, por muitos e muitos anos à frente, causando doenças como câncer, anemia, malformação física ou congênita, etc.

O meu "etc" aqui é raiva, confusão e tristeza...

Mas, passo a vocês a energia cósmica da Paz... Unidos venceremos!

Gislânia Dornelas
Suécia, novembro de 2007
http://gisa-skaktti.blogspot.com

Pesquisa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comit%C3%AA_de_Energia_At%C3%B4mica_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas

(Acredite e tudo acontecerá)
NEOQEAV
http://www.clubedadonameno.com/devaneios/mostra_devaneios2.asp?id=122