Clube da Dona Menô
Dona Menô

 

Energia e magia



Tenho uma missão com D. Menô: tenho que escrever sobre energias. Se ela me convidou é porque confiou em minha capacidade.

Capacidade? D. Menô, a senhora sabe o que é capacidade? Capacidade é ser uma caipira, assim como eu,  lá do interior do triângulo mineiro, nascida por uma parteira e vir "cá pá cidade".

Brincadeiras à parte...

Quando meu pai morreu e fui viver na casa de meus avós paternos com o que sobrou da minha família. Vivíamos em uma fazenda, ainda no triangulo mineiro. Nesta fazenda não havia luz elétrica, mas lamparinas, que eram mantidas com a queima do querosene. À noite eu brincava com a chama do pavio, que parecia uma bailarina de fogo. Eu passava o dedo pela chama sem me queimar, observava o dança do fogo e depois eu ficava com a ponta do nariz enfumaçada, sendo chamada de nariz de palhaço. O querosene deixava na casa da fazenda de meus avós um cheiro que eu adorava e ainda espantava os insetos.

Querosene é um líquido resultante da produção do Petróleo bruto, utilizado na iluminação, solventes e QAV (querosene para aviação). O querosene foi o primeiro derivado do petróleo de valor comercial, substituindo o óleo de baleia na iluminação (também chamado de azeite de baleia, que é uma substância extraída das baleias pescadas, principalmente no Oceano Atlântico e Oceano Pacífico). Estes animais mamíferos possuem grossa camada de gordura, que os protegem das águas frias, onde vivem a maior parte do tempo. A pesca indiscriminada da  baleia quase levou várias espécies à extinção, tendo sido proibida pela maioria das nações do mundo. O Japão ainda comercializa o óleo e a carne das baleias, mesmo sendo criticados.

Outro método utilizado como fonte de iluminação é pela vela (que, além de romântico, traz um toque de magia). A vela  consiste tipicamente num rastilho inserido num combustível sólido (cera). A função do rastilho é ser queimado, no intuito de se produzir fogo e iluminar o ambiente. Além da cera existem outros combustíveis que podem ser utilizados, como o azeite e outros óleos vegetais.

A vela é uma fonte de luz utilizada desde os tempos remotos, quer na sua forma simples ou acopladas em lanternas, muito utilizadas antes da descoberta da lâmpada e outros sistemas de iluminação elétricos.

A magia das velas

Utilizamos as velas para simbolizar nossa magia através de suas chamas. O fogo é o símbolo do plano mental e da atividade.

Nos textos bíblicos Deus se manifestou a Moisés em forma de fogo. Daí a razão de usarmos as velas na magia.

Esta pratica tem como objetivo ativar, manter vivo, simbolizar o elo de nossos pensamentos e desejos com o mundo angelical através da manifestação do nosso Eu Superior. Na chama de uma vela, todas as forcas da natureza são ativadas. A vela acesa simboliza a individualização da vida ascendente e da luz da alma.

Mensagem das velas

- A vela que não acende: Anjo com dificuldades de ancorar. O astral ao seu redor pode estar poluído.

- Vela queimando com luz azulada: Indica a presença de Anjos e Fadas. (Isso é bom demais!!!)

- Chama vacilante: O anjo demonstra que devido às circunstâncias, seu pedido terá algumas mudanças. (Se for para melhor, que mal há?).

- Chama que levanta e abaixa: Você está  pensando em várias coisas ao  mesmo tempo: Sua mente pode estar um pouco tumultuada. (Aí, Jesus!).

- Chamas que soltam fagulhas no ar: O anjo colocará alguém no seu caminho para comunicar o que você deseja. Poderá ter algum tipo de desapontamento antes do pedido ser realizado (misericredo!).

- Chama que aparece um espiral: Seus pedidos serão alcançados. O Anjo já está levando sua mensagem. (Ufa!).

- Pavio que se divide em dois: O pedido foi feito de forma dúbia.

- Ponta do pavio brilhante: Você terá muita sorte e sucesso em seu pedido.

- Vela que chora muito: O Anjo sente dificuldades em realizar seu pedido. (Buáááá...)

- Sobra um pouco de pavio e a cera fica em volta: O seu Anjo está precisando de mais orações.

- A vela se apaga: O Anjo ajudará na parte mais difícil do pedido; o resto cabe a você resolver.

Preste muita atenção às mensagens que os anjos nos enviam em todo momento. Elas são muito importantes.

Nem precisa mais de cartomantes, jogos de búzios ou taroh. Acenda velas, galera!

Inseri esta parte sobre magia, para estar interligando energias literalmente.

Cenas do próximo capítulo: Energia hidráulica.

Tenham um dia cheio de Paz.

Gislania Dornelas
Suécia, 16 de novembro de 2007
http://gisa-skaktti.blogspot.com