Clube da Dona Menô
Dona Menô

 

Qualquer semelhança é mera coincidência


Lago Mälaren

Em 1990 a Rede Globo de Televisão exibia o seriado Riacho Doce tendo como elenco principal: Vera Fischer, Carlos Alberto Riccelli e Fernanda Montenegro.

Não sou muito de assistir seriados, por causa do horário em que são exibidos. Sou uma pessoa totalmente diurna: "Durmo com as galinhas e acordo com os passarinhos".
 
Fui atraída pela beleza do cenário e acabei acompanhando este programa. Uma cena marcante foi quando Vera Fischer descrevia a Suécia, país de origem de sua personagem, com destino ao Brasil. Ela falava que a Suécia era um país escuro e estava fascinada pelo brilho do Sol no Brasil.
 
Comentei com meu ex-marido, que assistia comigo: "Um dia vamos morar na Suécia". Ele retrucou: "Só se você for sozinha. Eu não vou morar num país escuro e que neva.

A conversa acabou ali. Só lembrei disto quando eu caminhava na beira do Lago Mälaren, e vi que as palavras nunca saem vazias da boca. Depois de dezessete anos... aqui estou sozinha. Sozinha?! Quem disse? Nada disto! Só não vim com ele.

Falando da Suécia

 
Drottningsholm Slott 

Estocolmo(Stockholm) é capital da Suécia (Sverige), localizada na costa oriental do país, no Mar Báltico. A Cidade foi fundada em meados do século XIII. Ela está situada num arquipélago de catorze ilhas e ilhotas, onde o Lago Mälaren é o terceiro maior lago do país. Em Estocolmo unem-se o mar Báltico e o lago Mälaren. 

A vegetação é predominantemente formada por pinheiros e os vidoeiros (bétula).
A Suécia é também conhecida pela cultura Viking , sua primeira sociedade e que prosperava com o comércio (ouvi dos habitantes de meu bairro que eles comercializavam peles e peixes secos - ou seja, salgados). Talvez por isso a Suécia seja um país tão rico - sua origem vem do comércio.
 
Há várias definições para o Vikings e a mais conhecida pelo mundo é que eles foram aventureiros mercenários,  porém, aqui na Suécia, são considerados ídolos ou heróis.
No início da comunidade Viking a arma mais utilizada era o machado. Com o tempo, foi  substituída pelo arco e flecha . Posteriormente,  as espadas e lanças foram as preferidas, pois simbolizavam força e poder.
Estes piratas, aventureiros e mercenários viajantes, tinham como rota a Península Escandinávia, saqueando cidades e estabelecendo colônias e comércio. Seu meio de transporte era o barco viking  - eram chamados de "drakars", navios dragão.
 
Eram originários da Noruega, Islândia, Suécia e Dinamarca. Controlavam a Costa do Mar Báltico e há quem diga que eles estiveram no Brasil. 
A forma de governo é uma Monarquia Constitucional Parlamentarista (O Rei se constitui Chefe de Estado, mas o seu poder a ele é reduzido).
O Rei da Suécia é Carl Gustav, casado com a alemã, a Rainha Silvia, que é descente da união de um alemão e uma brasileira, que nasceu em Porto Feliz, São Paulo. A rainha viveu no Brasil entre 1947 a 1957. Ela conheceu o rei Gustavo nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. 
A música Dancing Queen, do famoso grupo sueco ABBA,  foi executada na TV sueca, um dia antes da cerimônia do casamento deles, embora a música não tenha sido escrita para a Rainha.
Desta união nasceram três filhos: Princesa Vitória (herdeira do trono), Príncipe Carlos Felipe e a Princesa Madalena.
 
A família real vive no Drottningsholm Slott (Slott é castelo em sueco), em Stockholm.
A Suécia é o terceiro país que mais investe em música. Entre os vários grupos musicais, os mais conhecidos são ABBA e ROXETE.
Stockholm  foi designada capital européia da cultura. Ela possui cerca de 70 museus, sendo o mais importante o museu do Vasa. É também conhecida pela cerimônia de entrega do Prêmio Nobel, que acontece todo ano. Esta premiação foi inaugurada por Alfred Nobel, um industrial sueco que inventou a dinamite.
 
O prêmio Nobel é concedido para as seguintes modalidades: física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. Diga-se de passagem, não se destina este prêmio para matemática pelo fato de que Alfred Nobel perdeu sua amada por causa de um matemático.
 
No verão o Sol nunca se põe e no inverno a noite nunca termina. O verão tem muita importância para os suecos. Ele é saudado com festas, rituais, bebidas, comidas e muita música (o midsommar), comemorado no último sábado de junho, no solstício de verão. 
Durante o verão os suecos, enfeitam as casas com muitas flores, vão às ruas tomar Sol. A alegria fica estampada no rosto de todos. Nesta época, só há duas horas de noite e, mesmo assim, não é tão escura.
No inverno o sol chega a aparecer apenas por 4  horas, e, dependendo do tempo, às 12h já escureceu. O seriado Riacho Doce inspirou a minha vinda para a Suécia, embora ela tenha acontecido de uma forma inusitada e não planejada.


Pensando às margens do Mälaren

 
As águas do Lago Mälaren me trouxeram as lembranças do seriado Riacho Doce e o meu antigo desejo de aqui estar. Riacho Doce é um lugarejo litorâneo do nordeste brasileiro, conhecido por suas comidas típicas, vendidas a beira da estrada. Os primeiros poços de petróleo de Alagoas foram aí cavados e depois fechados.
Eu não conheço Alagoas, mas acredito que haja diferenças drásticas entre Suécia e Alagoas, sendo o único ponto em comum as águas que simbolizam o local - Riacho Doce, que dá o nome àquela cidade alagoana e o Lago Mälaren, importante para navegação e transporte de cargas.

Os dois lugares são "imensos": Riacho Doce trouxe a imensidão de minhas memórias e meu respeito ao Brasil, e este Lago aqui fez eu me dar conta da imensa experiência que estou tendo em conhecer e viver numa sociedade com uma das melhores qualidades de vida do mundo.

Texto e imagens de Gislania Dornellas 
Suécia, novembro de 
 2007