Clube da Dona Menô
Dona Menô



Santa Tereza
Bar do Gomes



Voltei em Santa Tereza neste fim de semana. Eu queria ver o Coletivo Nopok, o grupo de malabaristas e palhaços da Escola de Circo. Só que ir em Santa significa ir em vários lugares. Não dá pra ir e aproveitar só um lugar – não tem graça.
O segredo é fazer dieta a semana toda, comendo só folha, pra depois cair dentro por lá. Fora as atrações artísticas em cada canto.



No caminho, vi a Igreja Matriz de Santa Tereza. Bonita, conservada e estava em reformas. Comecei a tirar fotos, tentando tirar do campo visual da lente os fios dos postes, inclusive os que carregam energia para o bondinho. Daqui a pouco ouço alguém me chamar:
- “Psiu! Psiu! E o meu retrato? Não vai tirar?”.
Era Marcelo, um peão da obra. Eu acho o maior barato esta espontaneidade do brasileiro, que não está nem aí para críticas, e ousa falar o que acha certo, com quem quer que seja. Marcelo queria ser registrado como o responsável pela beleza e manutenção da Igreja, ora... Tá certo! Vai ver, ele tem mais orgulho dela do que a paróquia inteira!





Escolhi o bar do Gomes para saciar meu desejo quase sexual de comer. Conhecem o bar do Gomes? Aquele da atual propaganda do português trocando a lâmpada, a da cerveja Brahma? Bem, eu não sei qual é, porque não vejo quase nunca televisão, mas sei que já fizeram várias por lá. Na verdade, o nome do bar, que também é restaurante, é Armazéns S. Thiago. Logo ali, na esquina com a Rua Monte Alegre, que nasce na Rua do Riachuelo (Centro da Cidade), também esquina com a Rua Áurea (a do Posto de Saúde, da igreja e da farmácia, que é a única do bairro...), perto do Largo do Guimarães. Tudo entendido?





Pensei que ia encontrar um boteco pequeno, sem gracinha. Que nada! É lindinho, todo estilizado e bem decorado, acompanhando o modelo boteco português.
Vê-se de toda gente – jovens, amigos de trabalho, famílias, turistas, moradores da proximidade.. De noite a coisa ferve e nem dá lugar pra sentar. Aí, vai em pé mesmo, né?... O balcão é enorme e escora qualquer bebum.
Eu estava seca para comer todos os quitutes de lá. Essa coisa de dieta me dá  mais vontade de comer tudo quanto é comida cheia de colesterol ruim. É como criança que come a refeição quase que obrigada e espera a hora da sobremesa. Não dava pra resistir: bolinho de bacalhau, bolinho de carne, kibe, cerveja. Comi todas...





Era dia. Quando começou a armar o tumulto de gente, resolvi sair fora – madame é uma m... Primeiro fui ao banheiro. Banheiros de botecos são sempre um cartão de visita pra gente fresca que nem eu. Estava limpinho e cheiroso - pelo menos até àquela hora. Não sei como fica de noite...





Ao sair, conheci o Sr Gomes. Ele ainda mantém a função de servir as mesas, talvez para não perder o hábito antigo. Ele é um doce. Apesar de segundos de papo, deu pra sentir isso, afinal nosso diálogo foi esse:
- “Seu Gomes, o senhor vai sair bonitinho na foto”.
- “Que isso?! Bonitinha é a senhora...”.
Ganhei o dia...

Leila Marinho Lage
Rio, novembro de 2007
http://www.clubedadonameno.com