Clube da Dona Menô
Dona Menô


Você sabia ?
Higiene da sua cozinha: boas dicas


Ovos

Você sabia que, ao contrário do que fazem 90% das pessoas, não se pode guardar os ovos na porta da geladeira?

A porta da geladeira tem uma variação de temperatura muito grande com o "abre-e-fecha". Os ovos têm que ser bem refrigerados sempre, para evitar a bactéria salmonela, que pode estar dentro da gema.

A salmonela não modifica o gosto dos ovos, por isso não é possível perceber se o produto está contaminado ou não. Para evitar qualquer problema, não consuma ovos crus ou mal passados.

O "up take",  uma propriedade de absorção que a casca do ovo tem. Quando se lavam os ovos, a casca absorve a água e conseqüentemente, a sujeira da casca. É importante lavá-las com sabão e água o mais rápido possível e, não, deixar os ovos imersos em água.

Esponja

Você só troca sua esponja de lavar pratos quando ela já está esfarelando?

A esponja é um dos lugares prediletos dos microorganismos e deve ser renovada sempre.

É uma dos utensílios mais contaminados da cozinha. Se ela for lavada e desinfetada diariamente, dura até 1 semana .

A receita para desinfetar a esponja é 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água. Deixe-a de molho por 5 minutos, seque-a com um pano limpo e guarde-a em local seco.

Refrigeração e descongelamento

Lugar de comida pronta é na geladeira. Deixar os alimentos na panela por horas e horas pode ser um risco para a saúde.

É falsa a idéia de que é proibido colocar alimento quente na geladeira.

No entanto, depois de sair do fogo ou forno, pode-se esperar até duas horas do lado de fora pois o calor impede a contaminação. Ao colocar na geladeira, o recipiente deve estar descoberto para o vento gelado roubar o calor do alimento. Após o resfriamento,  pode tampar.

O descongelamento de peças como carne, peixes e frango deve sempre ser feito dentro da geladeira. Deixar em cima da pia é uma porta aberta para os microorganismos. Na pressa, o jeito é colocar o alimento em um saco plástico, mergulhá-lo em uma bacia com água e trocá-la a cada 30 minutos, ou então, usar o forno microondas.

Forno microondas

Por falar em microondas, é preciso fazer um pequeno teste mensalmente para verificar se ele está com problema de vazamento de radiação, o que pode causar problemas como catarata. O procedimento é simples: coloque meio copo de água no forno e duas maçãs do lado de fora, uma sobre o aparelho, e outra na frente da porta. Ligue-o por três minutos.

Depois, corte as maçãs ao meio. Se algum ponto das frutas estiver cozido, é sinal de que há vazamento. 

Leve o forno correndo para a assistência técnica!

Hortaliças e palmito

Muita gente lava as hortaliças e guarda na geladeira. Só que elas têm aquela mesma propriedade "up take" da casca do ovo. Por isso, o certo é tirar os vegetais do plástico do mercado, colocar em outro saco e os guardar por 2 horas na parte menos fria (a gaveta de baixo) da geladeira. Depois, lave as folhas em água corrente e deixe por 5 minutos em uma mistura de 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária. 
Após esse tempo, pode enxaguar ou não, e colocar de volta na geladeira ou servir.

O palmito é um dos maiores agentes do botulismo. Por isso, antes do consumo, ele deve ser fervido.

Mel e leite

Crianças menores de 1 ano de idade não podem comer mel.

Cerca de 16% do mel brasileiro tem uma bactéria chamada clostridium, que não faz mal a crianças e adultos, mas pode até matar um bebê de menos de 1 ano de idade.
 
Já o leite não deve ser fervido, senão perde seu valor nutritivo com a desnaturação das proteínas. Você pode esquentá-lo, mas quando aparecer um vaporzinho sobre ele, conte quatro minutos e desligue o fogo.

Leite de caixa aberta na geladeira deve ser consumido em dois dias, no máximo.

Panelas de aço inox ou com anti aderente

Não devem ser ariadas, pois dessa forma você pode tirar o produto antiaderente, ou o óxido de proteção das panelas de aço inox.

Fragmentos de panela de alumínio podem, em longo prazo, intoxicar uma pessoa.

O modo certo de limpá-las é com água e sabão. Se ficar alguma mancha, seque a área, jogue pó de café e retire com um papel absorvente.

Outros utensílios

Lixeirinha: Em cima da pia da cozinha é entregar o ouro ao bandido. Atrai insetos e deixa odor na pia, além de dar uma impressão muito feia aos visitantes.

As tábuas de cortar carne devem ser, de preferência, de plástico, mas não duram para sempre. Troque quando perceber que já foram muito usadas.

Você fecha o pacote de biscoito, o saco de arroz e de café com o mesmo pregador de roupa que usa no varal? Cuidado! A exposição do objeto ao ar livre e depois seu contato com alimentos é arriscado. Mas, se o pregador é novinho e usado somente para fechar embalagens, não há problema. Ele não é pregador de roupa, mas pregador de pacotes.

Panos de prato

Deve-se ter uma toalha para secar as mãos e um pano de prato limpo apenas para secar a louça e que não seja usado em outras coisas.

Lembre-se : Nem tudo que reluz é ouro. Bactérias e fungos não são visíveis. 

Pronto. Decore isto e... está criada mais uma neurose !