Clube da Dona Menô
Dona Menô


Entrando em Alfa
21 de março - Dia Mundial da Soneca

Neste dia ninguém pode ser advertido, caso dê uma cochilada básica na mesa de trabalho. Só mesmo os profissionais com atividades de risco não devem seguir o exemplo, tais como: pilotos de avião, cirurgiões e passadeiras de roupa...

Mas dormir é muito bom, né? Quantas horas de sono você dorme ao dia?

Dizem que a média de sono ideal tem que ser de 8 horas e devemos respeitar nosso ciclo circadiano, ou seja: dormir à noite e acordarmos de dia. O que determina isso é uma glândula no nosso cucuruco, lá no sótão (a neuro-hipófise), através do hormônio melanotrófico, o mesmo que pigmenta nossa pele, quando estamos expostos ao sol.

O corpo pede para dormir. Se não dormíssemos, morreríamos. Todo o sistema hormonal, os órgãos, músculos e cérebro entrariam em falência se não dormíssemos.
 
Uma das maiores torturas na Segunda Guerra Mundial era impedir que o sujeito dormisse. Obnubilação, ou seja, pensamento embotado e alucinações, aconteciam e o esgotamento físico era insuportável. Podem crer que chega a um ponto que a tortura da dor é semelhante à tortura da impossibilidade de dormir.

Sabem por que bocejamos? Porque o cérebro precisa de mais oxigênio. Nessa hora o cérebro nos manda  respirar mais rápido ou mais fundo. Quando o corpo já gastou muita energia ele quer renovação. Então, ele pede para dar uma paradinha nos pensamentos, no seu comando para o corpo, e dormimos.

Sonhamos porque o cérebro para com a maior parte de suas funções intelectivas. Suas funções, durante o sono, são específicas, mantendo o nosso metabolismo hormonal, ósseo, muscular, cutâneo etc. Nós morremos um pouco para nascermos no dia seguinte.

O bocejo...

Agora digam-me uma coisa: por que quando alguém boceja dá também vontade de fazer o mesmo? Se isso é autosugestão, podemos fazer muito mais com nossa cabeça e hipnotizarmos o outro, não acham?

Os fetos dormem quase que o tempo todo porque estão em processo de formação e crescimento intraútero, da mesma forma que os recém-nascidos, que dormem ao todo mais de 18 horas ao dia.
 
Se o bebê está com todos os seus reflexos, ativo quando acorda, durinho, corado, sem febre, amamentando bem, não se esquentem com o soninho providencial da criança, que faz dar um tempo na choradeira diária.
 
As gestantes até se preocupam quando eles ficam muito quietinhos na barriga e, de repente, se mexem muito, como se fossem alienígenas (lembram do filme Alien?). Tanto ficar muito quieto, quanto se mexer muito, é normal. Eles acordam de tempos em tempos, geralmente de noite, para darem uma sacaneada básica no sono da mamãe... 

Os idosos dormem menos, talvez por não gastarem a mesma energia que o jovem. 

Só que muita gente dorme mal, mesmo dormindo várias horas. Isto porque as pessoas precisam entrar num sono profundo para os neurônios descansarem. Quando o cérebro apresenta ondas elétricas alfa no sono, geralmente os olhos fechados se movimentam de um lado para (REM: Rapid Eye Movement). É quando o sonho começa a acontecer.
 
Quem exercita a concentração com yoga ou coisa do estilo, alcança as mesmas ondas elétricas. É como se entrássemos num Nirvana. Daí a expressão já muito usada: "Estou em alfa". Se estivermos profundamente compenetrados em algo, podemos sentir sono, o que frequentemente acontece em palestras ou salas de aula. Por isso, professores ou palestrantes, devem manter a reunião o mais dinâmica possível, principalmente após o almoço...

A sesta

É engraçado isso de sentir sono após uma alimentação, mas é totalmente justificável:

Após a ingestão de alimentos, o tubo digestório, ou seja, da boca até o intestino, principalmente o estômago, está sequestrando mais circulação arterial para seu trabalho, diminuindo o fluxo sanguíneo na área mestra de nosso corpo, que é o cérebro. 

Certos povos levam isto tão a sério que fazem da sesta uma hora sagrada, que é aquela que se segue após o almoço, durante a semana de trabalho - quando ninguém aparece nas ruas e nada funciona. Na Espanha é assim, inclusive no Brasil, no estado da Bahia. O baiano não deixa por menos, afinal axé cansa...

Produzir no trabalho? Como?!

Nunca deixe para solucionar um compromisso logo após o almoço, se depende de alguma pessoa que acabou de comer uma farta refeição. Se  você tem funcionários no trabalho, não os obrigue a nada com muita responsabilidade depois do almoço, se quer que eles cheguem juntos. 

É realmente muito difícil para o patrão decidir as horas que são mais aproveitadas pelos empregados. Vejam só:

Início da manhã: O cara acabou de chegar, acordou quase de madrugada, com um monte de apurrinhação na cabeça; dormiu no ônibus ou no trem; esbarrou em um monte de gente suada na rua; correu e se esbarrou em uma dezena de banquinhas de camelô que tocavam aquele famigerado barulho dos despertadores vindos de Taiwan; ouviu alguém gritar no seu ouvido: "Flanelinha! Compre trêis franera e leve quatro a dois real!!". E aquele cheiro insuportável de mijo no ar do centro da cidade... O cara está enlouquecido de pressa e de sono e, ao chegar, o chefe dá um monte de papel para o proletário.

De dez até meio-dia: O pobre está ativo, mas a fome está chegando. Cedo, ele só pediu no botequim " uma média, que não seja requentada, e um copo de água bem gelada" , mas até que dá pra aguentar o rojão.

DE 12 às 14:00h:  Vem o almoço e o retorno à repartição. O sono quase o vence.

De 15 às 17 horas: Dá pra fazer tudo! Ele se desdobra para compensar o dia.

Fim de expediente: "Ah, assim é tortura! Ninguém merece: Justo na hora de ir embora, aquele imbecil vai me encher de coisa pra fazer?! Eu vou tapear até a hora de me mandar!".

Portanto, senhores chefes, patrões, gerentes e administradores, atenção: a jornada de trabalho se resume em conhecer os hábitos e condição social de sua equipe, se querem que sua empresa ande.

Ronco

Grande parte da população sofre de insônia, o que pode ser causada por distúrbios emocionais ou orgânicos. O ronco talvez seja o que de mais estranho exista no sono. Roncar faz acordar, principalmente quando são aqueles roncos horrorosos, de acordar até defunto. Geralmente quem ronca já se acostumou com o estrondo. O cérebro nem liga mais, mas quem está do lado...

Muita gente tem apnéia do sono, quando, por alguns segundos, se para de respirar. Daí, o cérebro reconhece e manda uma mensagem para a inspiração de ar, que deverá ser como um rosnar de um porco espinho com fome, saca? Isso pode levar até à morte, pois em alguns casos há parada respiratória maior do que o suportável. Tal risco obriga certas pessoas a usarem máscaras próprias para ventilação respiratória durante o sono.
 
Problemas como rinite, asma, sinusite, enfisema pulmonar e insuficiência cardíaca (dentre outras doenças), quando a respiração é prejudicada por secreções, faz a pessoa respirar de boca aberta - aquela visão dos infernos de alguém dormindo de boca aberta, com a boca seca, salivando, com uma gosminha escorrendo no canto e aquele barulhinho de um pombo apaixonado. Dá até para engasgar.

Quasndo dormimos relaxamos a língua, a qual retrai para trás e tampona o pálato mole - outro motivo para a ressonãncia do ar ao passar para a faringe.

Já viram como é engraçado alguém acordar com o próprio ronco? Pois, é. Para o sofredor desta moléstia, não é nada engraçado, principalmente se for mulher... Imaginem uma beldade do cinema roncando e babando ao seu lado. Será que clima romântico não quebraria?

E os obesos? Eles são vítimas de um sono improdutivo e arriscado. A gordura diminui o espaço necessário para o músculo diafragmático se movimentar e fazer o pulmão se expandir, para receber oxigênio ou eliminar todo o gás carbônico. É a respiração de Pickwick (que causa hipoventilação dos alvéolos pulmonares).

Os distúrbios emocionais, como depressão, irritabilidade, problemas a serem solucionados e coisas deste gênero, isso, sim, nos tiram literalmente o sono!

Vamos sonhar?

O sonho, cantado e louvado pelos sentimentais... Para mim o sonho é o raciocínio do coração, que pode ser bom ou ruim. Dizem que a alma não está no coração.  Não só os poetas, mas os acupunturistas e afins acham que é no coração que a alma mora. 

As crianças e adolescentes que dormem mal, ou têm insônia, pesadelos e até sonolência demais, devem ser observados e encaminhados para médicos especialistas. Se for o caso, para psicólogos e orientadores. às vezes é no sono que vamos descobrir que eles estão com algum problema orgâncio ou, principalmente, emocional.
 
Existe uma coisa esquisita que acontece muito com adolescentes e que chamamos de rebeldia: eles começam a ficar  mal-educados e a desafiar os mais velhos. Parem para pensar se isso não é um sinal de depressão traduzido ao contrário. Dormir muito e ficar quietinho o dia todo ou dormir mal e ficar elétrico a maior parte do tempo podem ser sinais de que algo no meio em que vive ou na cabeça do jovem esteja errado. Pesadelos e sonambulismo devem  também ser considerados.

Bolinhas

O consumo indiscriminado de barbitúricos, indutores do sono, muitas vezes causam dependência química. Vemos a turma aí ingerindo cada vez mais bolinhas para dormir, e sem elas o sono não vem por nada.

Uma vez me disseram, quando eu falei que não tinha tempo para tudo que preciso fazer no dia, que eu timha uma vida mole: oito horas pra trabalhar, oito pra dormir e oito pra me divertir. Onde estão essas horas?! Trabalho muito mais que oito horas, durmo poucas horas e não acho hora pra essa diversão toda... O que eu tento fazer é aproveitar ao máximo as horas de sono e me recompor para a batalha. Quando dá, eu durmo à beça. Acho até que o sono é como a bebida: a gente dorme pra  "esquecer" -  e o cérebro precisa disso.

Leila Marinho Lage

Dona Menô acordando

Nada como acordar bem disposta, sorrindo, sem despertador, sem pressa e ficar ainda de moleza na cama, sonhando acordada. Depois levantar (meio que drogada), ligar o rádio e pensar com calma no que se vai fazer primeiro. Só que acontece geralmente o seguinte:

Senta-se pra fazer xixi (imprescindível), já escovando os dentes ao telefone, resolvendo compromissos e esperando o computador ligar; corre-se para a cozinha para fazer café; segue-se para o chuveiro; dá-se uma guinada para o armário para escolher qualquer roupa que vai cobrir o corpo; escova-se o cabelo como dá e, aí, começa-se a rotina desenfreada. Uma loucura. Isso se der pra dormir!

 Por tais motivos odeio quando me ligam às nove horas da manhã me sacaneando porque  "eu fico de papo pro ar até aquela hora em casa"... Eles não sabem que fui dormir às cinco!

E quando estou do lado de meu novo namorado, o Josualdo? Aí a coisa pega!

Primeiro eu boto o despertador do celular no vibracall para seis horas da madruga. Corro escondida para fazer xixi, escovar os dentes, pulverizar desodorante, passar baton, pentear o cabelo (que a esta hora parece um Bom-Brill) e lavar as partes. Volto de mansinho pra cama e deito, fingindo dormir, entupida de pancake. 

Ele pensa que eu nunca tenho mau hálito, nem fico com a bexiga cheia... Vocês já experimentaram a sensação prazerosa de transar com a bexiga cheia? O Josualdo sempre quer fazer amor de manhã e eu não vou dar mole, né?

Eu não consigo entender aquelas cenas idílicas de cinema e novela, onde o casal acorda limpinho e arrumadinho. Eles se olham apaixonados e se beijam... Meu Deus! É horrível beijar alguém com aquela placa de bactérias na língua! A bexiga está quase estourando e simplesmente não dá pra entrar mais nada!

É também horrível dizer: "Benzinho, dá pra esperar eu mijar, tirar a nhaca e voltar? E dá para você fazer o mesmo também, seu nojento?!".

Sabem como é: namorado novo, romantismo, sedução... Assim, eu prefiro ficar sem dormir e me fingir de deusa na cama pela manhã. Ele poderia fazer o mesmo, mas tenho certeza que sua ereção matutina iria para o espaço.

O que não me conformo é com aquele pinguelinho mole me cutucando, quando ele quer alguma coisa que não vai conseguir - ou eu durmo ou eu transo. Para transar, eu preciso dormir. Por outro lado, para que ele transe, ele precisa dormir, tomar água (que está na cabeceira, com o ROT),  engolir uma vitamina e um antidepressivo... Será que alguém pode me dizer como encarar isso?

Pior é olhar para o lado e ver aquele homem rosnando, coçando o saquinho, peidando embaixo do lençol e ter que imaginá-lo um Thiago Lacerda. É dose...

Pois bem, amigos, eu recomendo a todos no dia de hoje que tenham belas horas de sono e sonhos maravilhosos. Que o dia amanhã se abra junto com o seus sorrisos e que muitas manhãs os acompanhem nessa comédia da vida.

Beijos da Dona Menô 
Rio, 21 de março de 2007