Clube da Dona Menô
Dona Menô

Seja como for, camisinha com amor
Recado de Dona Menô aos netos

Assistam abaixo ao PPS ou ao vídeo “Camisinha”.

Anos atrás eu formatei um PPS sobre preservativo. Minha personagem Dona Menô, ex riponga, agora avó de dois adolescentes, percebeu que eles cresceram e descobriram o sexo. Sua responsabilidade em esclarecer sobre os riscos de uma doença transmissível a levou a enviar uma mensagem para eles através de e-mail, a linguagem que entendem muito bem. Ao seu modo, ela tenta se adequar à modernidade  - o que pra ela não é novidade nenhuma, porém falar sobre sexo é muito mais difícil que praticá-lo.

Pais se sentem constrangidos em abordar assuntos íntimos com seus filhos, talvez até por terem, eles próprios, dúvidas quanto à melhor orientação sexual.  Em muitas famílias os responsáveis preferem apenas proibir essa tal "liberdade" dos jovens, como se isto hoje fosse possível... 

Enquanto os conflitos se formam na cabeça das pessoas, doenças muito graves estão sendo disseminadas cada vez mais através do sexo. Não temos como impedir completamente que a natureza de cada um siga seu fluxo. O que nos resta é o diálogo, sempre à procura de mostrar que cada decisão que se toma tem uma repercussão futura, seja boa ou ruim.

Os tempos são outros. É uma tarefa difícil para o educador aconselhar sem imposição. Até onde nossas palavras podem ser interpretadas como permissividade? A omissão, porém, é o primeiro passo para consequências drásticas, tais como as DST e uma gravidez indesejada.
 
Quem educa precisa se adequar constantemente às mudanças do comportamento social. Quando pensamos que já aprendemos o suficiente na vida, quando já nos sentimos maduros, surge um mocinho ou uma mocinha pra abalarem toda a nossa segurança e nossas concepções.
 
“Camisinha" em PPS
“Camisinha" em vídeo