Clube da Dona Menô
Dona Menô
ASSUNTO: DIREITO DO FOTÓGRAFO 

 
Exmo. Senhor Presidente,
 
Com intuito de colaborar construtivamente com os passeios desta empresa, vimos através desta apresentar as nossas reivindicações, sendo necessário enfatizar que tal procedimento, de caráter irrevogável, se deu depois das constantes corridas desnecessárias para atender às vontades dos outros passageiros.
 
1 - Considerando que nos passeios temos que levantar uma hora antes dos demais, para fazer as nossas fotos, e que no último perdemos o café por causa do horário de verão, solicitamos o seguinte:
 
2 - O roteiro das próximas viagens será feito por nós, e poderá ser mudado de acordo com as condições do tempo;
 
3 - Os passageiros terão que provar que são apaixonados por fotografia antes de entrar no veículo;
 
4 - O bingo será trocado pelo jogo de múltipla escolha, ou seja: cada passageiro ganhará uma cartilha sobre fotografia, para aprender as técnicas básicas da arte de clicar. O ganhador será o que acertar 95% das questões. Quem fizer menos pontos ficará na pousada, estudando sobre câmeras Canon e Sony, desde as compactas até as profissionais.
 
5 - A parada obrigatória será de 30 minutos, com 6 minutos e 30 segundos para o café, e o restante, com sessões fotográficas.
 
6 - A programação será em três tempos, sendo dois para roteiro fotográfico e um para as comprinhas (opcional). A noite é livre.
 
7 - No inicio da viagem todos os passageiros terão que assinar o termo de compromisso abaixo.
 
Concordamos e achamos excelente alternativa deixar o ônibus em nossa garagem e quem quiser participar da viagem, que vá se encontrar conosco. 

Contando com vossa consideração e apoio, 

Atenciosamente, 

Leila Marinho Lage e Luiz G. Martins 
 
TERMO DE COMPROMISSO 

Eu,_______________________________, cliente da CLEVERTUR S.A., declaro e assumo o presente termo de compromisso de proceder de acordo com as normas e determinações a seguir:
 
Estou ciente de que
 
1 - Não poderei contrariar o fotógrafo, em hipótese alguma, mesmo que este esteja atrasando a viagem; 
 
2 - Deverei aguardar pacientemente até que o fotógrafo faça uma boa foto do local desejado; 
 
3 - Usarei rigorosamente os meus seis minutos e trinta segundos para tomar café da manhã, para não atrasar o fotógrafo em sua jornada matutina; 
 
4 - Deverei esperar o tempo que for necessário, sem reclamar, enquanto o fotógrafo tiver desempenhando as suas funções; 
 
5 - No caso de desrespeito às normas acima estabelecidas, serei obrigado (a) a passar um dia com cada fotógrafo da excursão, a fim de ouvir suas queixas sobre o mau tempo ou sobre os recursos tecnológicos de seus equipamentos; 
 
6 - Poderei responder a processo disciplinar caso fique caracterizado mau humor ou intolerância ao lado dos que estão clicando. 
 
Rio de Janeiro, ___ de ______ de 20__