Clube da Dona Menô
Dona Menô

COSTA AZUL, CAP 4



LAGOA DA COCA-COLA (OU LAGOA DO IRIRI)
 
Muitos anos atrás ir até esta lagoa era aventura, pois tínhamos de enfrentar mata e barro. Lá víamos um monte de água lamacenta e pisávamos em algo gelatinoso no fundo da mesma. Diziam que aquilo era terapêutico, e se besuntar daquela coisa preta era ficar bom de qualquer coisa...

 
A lagoa é um manancial, um mangue natural, feito de mata de restinga, povoada por aves, insetos, répteis e peixes bebês. A água tem a cor do referido refrigerante, tão antigo quanto este lugar: coca-cola. Pra sermos politicamente corretos, devemos dizer que é a Lagoa do Iriri, bem na ponta da praia do Remanso, em Costa Azul, Rio das Ostras, Estado do Rio de Janeiro.

 
COCA-COLA: PRETA E GOSTOSA
 
Pode não ser lá um lugar muito agradável pra tomar banho, mas está bem diante de um mar maravilhoso, uma orla marinha que dá inveja a muitos gregos, a muitos californianos e italianos. Acho que aquilo lá só se compara à Costa Amalfitana, mas a sereia morena aqui (EU) prefere a sua praia, o Brasil!

 
Eu fiquei abismada com a modernidade! Existe uma torre para assistirmos ao milagre da natureza lá de cima; existe infraestrutura turística; existe higiene, como também é um reduto de vários eventos artísticos, principalmente jazz, que é a moda neste momento!
 
 
Muita coisa mudou, mas eu me senti menina de novo, ao me lembrar de como conheci este lugar, que está muito mais bonito e, graças a Deus, ainda preservado.


 
SABEM O QUE É RESERVA NATURAL?...
 
Não consigo entender que a natureza hoje tenha que se manter em reservas. Precisamos preservar a natureza em pequenos espaços, diante da imensidão do planeta, que está sendo invadido pelos humanos e poluída cada vez mais.
 
Eu me impressiono ao assistir, de boca aberta, que lugares que fizeram parte de minha história hoje seja point turístico - e a um preço bastante caro. Ainda bem que observei que a Lagoa da Coca-Cola ainda não cheira a esgoto, tal como acontece com tantos lugares aqui no Rio de Janeiro. Ainda bem que peixes ainda vivem e se procriam naquele lugar!
 
 
Espero que não vire o Recreio dos Bandeirantes e a Barra da Tijuca! Espero que os bacanas não joguem tanto esgoto na água ao ponto de a mesma ficar marrom por causa disto.
 
Pelo que observei, a Lagoa do Iriri - ou da Coca-Cola, ainda é escura por causa de fenômenos naturais...
 
Texto e fotografia por Leila Marinho Lage
Rio, 30 de junho de 2011
Clube da Dona Menô - http://www.clubedadonameno.com