Clube da Dona Menô
Dona Menô

PRAIA PARA TODOS É PRA TODOS MESMO!

Gente, quem tenha dificuldade física para frequentar praia por algum motivo de saúde ou deficiência física, pode participar do Projeto Praia para Todos (ou PRAIA ACESSÍVEL), que terá no verão de 2010/2011 seu espaço montado todos os sábados no Posto 3, de 9:00 às 14:00h, na praia da Barra da Tijuca, em frente à praça do Ó, bem ao lado do banheiro público.

Este local da praia está em vias de ser oficializado para funcionar permanentemente para este finalidade.

Não é necessário que sejam cadeirantes. Os cegos ou qualquer pessoa que tenha algum problema que cause alguma invalidez podem participar!

O LAZER ASSISTIDO



Adoro a piscininha que montam para as crianças deficientes. Muito gostoso ficar na sombra da tenda e depois tomar um banho de água fresca. E se quiserem, todas as pessoas em qualquer idade podem entrar no mar com a cadeira anfíbia.

O problema da praia da Barra da Tijuca é que o mar bate muito e tem correntezas. Isto exige que dois ou três voluntários estejam disponíveis para proporcionarem ao visitante o prazer de um banho de mar. Fisioterapeutas e professores de educação física estão constantemente dando apoio.

Se eu fosse governadora do Rio, ou prefeita, mandava fazer um quebra-mar com pedras, pra desviar a maré. Ou, então, montava tendas em praias de águas mais calmas, tais como a praia Vermelha, a da Urca e até o piscinão de Ramos.

A intenção é que em cada praia do estado do Rio - seja na capital, seja na Costa Verde, seja na Região dos Lagos, onde for - exista um espaço para pessoas com problemas de locomoção ou de saúde. Isto significa estacionamento próprio, transporte adequado para se chegar à praia, banheiro adaptado, local e instrumentos apropriados a cada cidadão, além da compreensão e aceitabilidade de toda a população.

NECESSIDADES

Falando em necessidades especiais, vou aqui bolar como o local devia ser:

Deve existir um quiosque vendendo coisas pra comer e beber - e existe. Aliás, esta ONG vai receber lanchinhos grátis para a turma, mas eu não sei se vai valer pra sempre...

Tem que existir um POSTO de Atendimento Médico para eles, nas emergências. Acho que isso seria meio impossível nos dias de hoje... Mas, pelo menos, uma maca para remover facilmente uma pessoa até um transporte para um hospital.

Não tem jeito: temos que ter homens fortes por lá, e todos a postos para fazerem força, caso algo aconteça. Mas enfermeiras bem massa bruta podem até resolver a coisa...

O banheiro deve ser REALMENTE ADAPTADO! Não é só porta alargada para entrar cadeira de roda que vai solucionar a vida de um cadeirante e seus ajudantes... A porta tem que aceitar entrar uma cadeira anfíbia - e esta é bem mais larga. Aliás, como o banheiro também é para o público em geral, são necessários dois banheiros extras para o NOVO SER - um feminino e outro masculino. Pessoas doentes ou deficientes não podem ficar em filas e também demoram mais. Ia ser um caos se a população toda do Rio fosse fazer xixi ao mesmo tempo que os cadeirantes e afins.

Não há cadeira higiênica no Posto 3. É preciso! Também é preciso que haja um chuveiro dentro de um banheiro com portas, e uma ducha higiênica também!

Não pode faltar água! Este banheiro tem que ter um reservatório triplicado.

Dentro do banheiro tem que existir campainha de emergência. E deve haver funcionários que estejam dispostos a ajudar, caso algo aconteça fora do previsto.

Ou seja, não é alargando portas, montando rampas ou colocando uma cabana na praia que realizamos o sonho da praia acessível. Acho que muita coisa ainda precisa acontecer para realmente termos um espaço democrático e humanizado na praia. Mas tudo tem um começo e muitas largadas já foram dadas.


Prancha de surfe adaptada para paraplégicos. Foi projetada e construída pelo surfista Rico de Souza

Se quiserem conversar com a turma do Instituto Novo Ser e até agendarem visitas com grupo grande, passo os contatos:

ESPAÇO NOVO SER:
www.novoser.org.br

Tel: BRASIL, Rio de Janeiro: (21) 3904-2614

Artigo e fotos
Leila Marinho Lage
Dezembro de 2010
http://www.clubedadonameno.com