Clube da Dona Menô
Dona Menô
A PODEROSA

 
Só a mão e a "poderosa" compacta são minhas. A foto é de Luiz Gonçalves Martins; a modelo, para quem ainda não conhece, é Márcia Garcês (links abaixo), que tem deficiência motora devido a esclerose múltipla.
 
Neste sábado realizamos um pedacinho de seus sonhos, que era ter um book fotográfico. Pra ser exata, ela quer ser modelo fotográfico, uma modelo deficiente física. E por que não?...
 
Agora a próxima etapa é o lançamento de seu livro (O Diário de Márcia Garcês), que espero ser em agosto de 2010. Ela escreve sobre a sua vida, a sua luta contra a doença e sobre as dificuldades que os deficientes passam na sociedade.
 
Os dias que passamos fotografando Márcia, (eu e Luiz) foram um aprendizado nas nossas vidas. Terei tempo no futuro de escrever mais sobre isso. O nosso trabalho ficou muito bonito. Luiz teve a maior dificuldade: a maioria das fotos e a edição são dele (óbvio); o corre-corre atrás da confecção do book também foi dele. Ou seja: o "peão" da história, certo? Bem, eu fiquei com a parte poética da coisa, dando palpite adoidado, fazendo a maior zona, essas coisas de "Dona Menô"...
 
O que importa é que vimos uma pessoa muito bacana se emocionar de alegria, em meio a tantos problemas que vem passando. Aprendemos com ela e nos tornamos eternos amigos de Márcia Garcês.
 
Ela, sim, é a PODEROSA!
 
Leila Marinho Lage
Rio, 9 de agosto de 2010