Clube da Dona Menô
Dona Menô

O DIA, A VÉSPERA


Foto de Leila M. Lage
 
Alguém aí sabe o que é a véspera de um acontecimento surpreendente? Sabem bem a dimensão do dia seguinte, quando determinam que algo de novo vai acontecer conosco e não sabemos bem como vai ser? Imagine, então, que este acontecimento possa ser algo que vai salvar nossa vida ou melhorar nossa saúde, mas os efeitos colaterais podem ser letais...
 
Hoje não tirei nenhuma foto, mas eu estive até agora na casa de Márcia Garcês. Eu não podia ir ao encontro dela com seus amigos. Na última sexta-feira ela me disse - sem pensar - que queria fazer um encontro-despedida, pois na segunda-feira, será internada para fazer uma medicação para controlar a esclerose múltipla. 
 
Cuido de várias pacientes transplantadas e posso dizer que todas elas tiveram enorme medo do dia anterior ao nascimento de seus novos órgãos. Todas pacientes criticamente comprometidas e todas rezando para chegar o dia da mudança em suas vidas.

Mesmo com risco de morte todas enfrentaram com coragem a situação e passam muito bem até hoje. Este é o recado que eu quero dar para Márcia Garcês.
 
Sua mãe precisa também de um tratamento imprescindível (uma cirurgia vascular), mas desmarcou a consulta pré-operatória por causa da internação de Márcia. E foi assim que de repente Luiz me obrigou a ir à casa de minha amiga hoje.
 
Lá eu encontrei alguns amigos dela, inclusive um amiguinho sobre quem um dia falarei, que tem problemas físicos por conta de um acidente na adolescência. Tudo foi muito rápido e tudo foi muito alegre. Comi, bebi e ainda trouxe comidas maravilhosas pra casa (Márcia é mestre-cuca).


Foto de Luiz G. Martins

Eu pensei que minha vida e meus problemas iam dar cabo da minha paz nesta semana. Não vão, não... A minha paz é saber que eu estou aqui para ajudar meus amigos, não só numa festinha ou numa sessão de fotos, mas no dia-a-dia.

Leila Marinho Lage
Rio, 11 de julho de 2010
Clube da Dona Menô
 

LEIAM TAMBÉM:

PROJETO NOVO SER