Clube da Dona Menô
Dona Menô
Acessibilidade Plena e Inclusão Social
O Diário de Marcia Garcês

 
Uma das grandes revelações na cobertura que foi realizada sobre o Projeto Novo Ser e a praia adaptada foi Márcia Garcês. No comecinho eu a fotografava de longe, pois ela estava curtindo a cadeira anfíbia na praia e eu não queria ser uma intrusa. Tivemos um rápido contato no evento de Ipanema, e no dia 23 de maio deste ano conversamos bastante. No dia 30 de maio, na praia de Ramos, a gente se encontrou como se fôssemos grandes amigas.
 
Hoje nós assim somos. Conheci sua mãe, seu filho, sua história, suas dificuldades e seus sonhos. Não é preciso saber muito de Márcia para compreender que estamos diante de uma pessoa especialíssima, com uma força espiritual imensa, apesar de padecer de uma doença física. Esta amizade se estendeu a Luiz Gonçalves Martins, do Jornal Impacto, que comigo participou deste dia. Poderão ler a respeito nos capítulos anteriores da série Acessibilidade Plena e Inclusão Social.


 
Luiz e eu vamos realizar um pequeno sonho que ela tem: seu book de fotografias, mas existe outra meta, e que deve ser divulgada, que é o seu livro, que será lançado em breve pela editora Synergia. Neste trabalho ela conta sobre sua vida e sua doença. Certamente é um testemunho que poderá ajudar muitas pessoas e conscientizar nossa sociedade.
 
Após o lançamento de seu livro, que provavelmente será em agosto de 2010, avisaremos sobre as lojas onde poderão adquiri-lo, o qual estará disponível através da editora: http://www.synergiaeditora.com.br.
 
Passo abaixo uma cartinha que Márcia Garcês escreve aos leitores, como também um vídeo que eu e Luiz Martins realizamos em sua homenagem.
 
Leila Marinho Lage
Rio, 27 de junho de 2010
 
"Olá, amigos.
 
Gostaria de levar ao seu conhecimento de todos do meu livro, que conta a história da minha vida, publicado pela Editora Synergia - RJ, com o título “O Diário de Márcia Garcês”.
 
O motivo que me levou a escrever a minha história foi o fato de que aos 29 anos fui acometida pela doença desmielinizante denominada Esclerose Múltipla. Necessito usar permanentemente cadeira de rodas, sem movimento no braço e perna esquerdos.
 
Achei que seria útil para terceiros descrever detalhadamente não somente a evolução da doença, bem como as suas consequências na minha vida pessoal, nas mudanças comportamentais e na evolução cruel e inexorável dessa terrível moléstia.
 
Acredito que esta descrição poderá ser útil a outras pessoas, assim como a descrição das dificuldades de acessibilidade que as pessoas portadoras de deficiências têm encontrado. Sobretudo penso que o sentido de superação que venho desenvolvendo poderá, sem falsa modéstia, ser divulgado para ajudar outras pessoas em situações semelhantes à minha.
 
Tomo a liberdade de solicitar a colaboração de todos na divulgação de meu projeto.
 
Márcia Garcês

Artigo e imagens de Luiz G. Martins. Publicado no Jornal Impacto:
http://www.estudiomusitec.com.br/impactonline/cultura.htm


LEIAM TAMBÉM:

PROJETO NOVO SER