Clube da Dona Menô
Dona Menô


Foto de Leila Marinho Lage

Rumo à Copa!


Todos começam a se mobilizar pra Copa do Mundo... Os problemas no Brasil e no nosso dia a dia continuam, mas nos jogos todo mudo esquece disto...

Uma coisa é gostar de futebol, a outra é parar a vida de uma sociedade por conta disso. Eu não admito, mas acontece... Até gente que não liga para futebol, na época dos jogos, não faz outra coisa. É uma festa!

Aceito que sejam dias de festa, mas é imperdoável parar um dia inteiro por isto! Não é feriado nacional, mas mesmo assim até comerciantes fecham suas lojas e dispensam seus funcionários. Isto para o empregado é ótimo, mas para um profissional autônomo, que é prejudicado com esses feriados, é péssimo para o bolso.

Em hospitais o regime passa a ser também de feriado e vira apenas plantão. Até em serviços ambulatoriais, médicos e enfermeiros faltam, laboratórios funcionam em fogo baixo. Se fosse apenas um jogo, olhe lá, mas vários jogos durante a semana e no meio da tarde, é dose!!! Nem antes do jogo e nem depois, ninguém quer trabalhar! Se acontecer uma emergência médica neste dia, vão estar ferrados os pacientes, até porque, diferente do Natal, bebe-se mais, toma-se porres e motoristas alcoolizados pegam no volante.

Eu tenho que parar também... Não que eu queria, mas ninguém quer ser atendido. Pior ainda: não querem desde já e o Brasil só joga na terça... Já na segunda ninguém comparece, portanto, dia útil só na próxima quarta... Aproveitarei para obras, o que, aliás, depende do pedreiro... Espero que ele goste de coca-cola diet e pastel. Ligarei a TV e ficarei ouvindo marretas na minha cabeça enquanto tento produzir no computador coisas para meu site e tentando fazer contas no negativo para ver se elas diminuem também...

Se eu gosto de futebol? Não, nem um pouco. Quando eu era menina até gostava, no tempo de Pelé e garrincha. Até a época de Sócrates e Zico eu ainda assistia futebol, mas depois só acompanho as vitórias e derrotas através dos fogos que ouço na rua.

Apesar disso, este ano estava marcado me reunir com uma turma num restaurante e fazermos a maior zona, mas um banheiro podre e enferrujado começou a dar vazamento no teto da vizinha de baixo. Entre futebol e meu conforto, optei pela minha casa..., até porque quem vai realmente ganhar com Copa do Mudo são os jogadores, dirigentes e donos de botequins, não eu. Eu, sim, devo fazer regime de emergência e aproveitar que o Brasil está parado para dar seguimento à minha vida pessoal.

E saber que a metros de mim a turma vai estar vedo telão num restaurante legalzinho e todo mundo feliz, po...

O que eu gosto o futebol não são os jogadores ou o jogo, mas a torcida. Brasileiro saber torcer e o espírito de festa realmente é muito bom. Quando o Brasil perde, continua a festa, desta vez contra seus adversários: começam a torcer ardentemente para outros países, só pra sacanear. Isto é muito legal. Depois vem samba, vem gente gritando, rojões no céu, gente que aparece até na janela pra falar palavrões. Eu morro de rir. 

Uma multidão num estádio de futebol, todos cantando é mais emocionante que uma parada militar, uma apresentação de aviões da FAB ou uma procissão em Aparecida do Norte. Nada é mais energizante que ver um povo feliz, tocando aquela corneta insuportável, todos ao mesmo tempo, gente se abraçando e se beijando a cada gol ou jogada. Comentaristas e críticos de futebol incidentais passam a discutir nas ruas, todo mundo vira entendido em esporte. Bêbados principalmente...

Isto é a coisa mais bonita que a nossa gente pode mostrar. Nós, o povo brasileiro, temos tantos motivos para chorar e nos revoltar e acho que por isto mesmo, encontramos motivos para sobrevier a essas tragédias diárias, muitas vezes fomentadas por uma política absurda.

Ontem eu ouvi aqui em meu bairro metralhadora e tiros de arma pesada, quem em o exército tem. Até crianças sabem qual a arma - se AR 15, AK 47 etc - só pelo som... Mas não é costume onde eu moro ouvir isto, mas ontem ouvi e bastante. Em algum morro alguma quadrilha brigava, não sei se por disputa de território ou se contra policiais... O que eu sei é que a segurança tem sido maior e tentam eliminar o perigo que os traficantes oferecem, não por esta Copa, mas para a Copa em 2014, que será aqui.

Pena que isto tudo seja apenas para “inglês ver”... E “vamu que vamu” colocar bandeirolas na janela, “vestir a camisa” do Brasil e rezar para que o=as nossas contas e dívidas também tenham algum freio, pelo menos nos feriados vindouros...

Parabenizo os povos africanos, e estou feliz por esta Copa ser lá, pois assim, pelo menos, o mundo poderá olhar para este continente com outros olhos. E ainda mais: estão muito orgulhosos e felizes, mesmo que a grana que entra não seja para suas vidas.

Leila Marinho Lage
Rio, 13 de junho de 2010

http://www.clubedadonameno.com