Clube da Dona Menô
Dona Menô


Fotografia de Leila Marinho Lage


O GALINHO DE BARCELOS

Como eu nunca fui a Portugal e sou apaixonada por Portugal, tudo que tem a ver com Portugal me fascina. Isto se deve ao fato de ser filha de uma portuguesa, que saiu de sua terra muito menina e, mesmo assim, sentia saudade de sua terra Natal, apesar das parcas lembranças.

Aprendi também a sentir saudade do adivinhado e a me emocionar, como minha mãe, com as músicas e com as coisas d´além mar, como, por exemplo, o galinho de Barcelos.

Toda vez que alguém vai na "terrinha" eu peço um galinho típico, mas todo mundo esquece, até que uma amiga, que lá viveu por anos, ao voltar para o Brasil trouxe o meu presentinho, dizendo que só podia trazer miniaturas devido ao excesso de bagagem... Fiquei meio bolada com isto, mas curti da mesma forma meu galinho, apesar de eu ter esperado um maiorzinho e de louça.

Logo que o recebi, coloquei o bibelô bem no beiral de minha janela e o fotografei com o pôr do sol ao fundo. O bichinho passou a morar na minha estante do consultório, observando-me a cada decisão tomada, a cada pessoa que me pedia ajuda. De vez em quando eu olho para ele e peço: "Muda aí tua direção e me dá os rumos deste caso, galinho".

Um dia outra amiga, médica, foi por mim atendida e percebeu o galinho. Ela se surpreendeu, dizendo: "Este é original da terra! É feito de ferro ou alumínio. Meu tio o faz lá em Barcelos. Foi feito por ele!".

Pelo jeito sr Aires (eu acho que é seu nome) é detentor da patente do galinho de metal. Então, desta vez, já que ela vai lá em breve, exigi meu galinho em maior tamanho, além de um pingente de cordão, que ela disse ser bem bonitinho.

Pois é... Sou apaixonada por Portugal, gosto de tudo de Portugal... Eu só não vou torcer pela vitória de Portugal na sexta-feira que vem na Copa, quando o Brasil vai encarar as feras. Vai dar EMPATE! Aliás, por aqui todo mundo torce por isso!

Leila Marinho Lage
Rio, 21 de junho de 2010

http://www.clubedadonameno.com

Conheça o Galo de Barcelos e sua lenda:

http://www.historia.com.pt/barcelos/galo/textos/historia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_do_Galo_de_Barcelos