Clube da Dona Menô
Dona Menô
O Sósia de Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil!



Senna não foi só um desportista, mas alguém que se preocupou demais com os mais necessitados. Aqui eu insiro o sósia dele, que se chama Jailson, o qual deveria estar na galeria de PESSOAS, nos "Sósias", mas cabe aqui a homenagem neste espaço.

Ele é funcionário de uma padaria bem pertinho de onde trabalho. Eu tentei convencê-lo a ir ao meu consultório para ser fotografado, mas ele é tímido e nunca ia, até que hoje eu levei a minha compacta até ele.

Nosso corredor-herói Ayrton Senna morreu em 1 de maio de 1994, no autódromo de Ímola, num acidente. Saibam mais sobre esta grande personagem de nossa história através de um texto copiado da Internet:



“Dois meses antes de sua morte, Ayrton Senna confessou à irmã, Viviane, que gostaria de fazer algum trabalho em benefício das pessoas menos favorecidas mas não tinha idéia de por onde começar. Coube à Viviane Senna, uma psicóloga, com especialização em saúde mental, dar forma ao sonho do irmão.

Ayrton não viveu para ver o instituto que leva o seu nome nascer e crescer. Com dez anos de existência, o Instituto já havia investido mais de R$ 19 milhões em projetos educacionais para 977.547 crianças e jovens de 463 municípios em 25 Estados brasileiros, com a colaboração de 51.217 educadores voluntários e 3.375 escolas. O mais conhecido desses programas, o Acelera Brasil, fez aumentar para 96% a taxa de aprovação nas escolas públicas beneficiadas.

O Instituto se sustenta com o produto da arrecadação dos direitos de imagem do piloto e das marcas Senna, Senninha e Senninha Baby, que já no segundo ano de funcionamento chegou a US$ 3 milhões.

A marca Senna é sempre associada a produtos de alta tecnologia e qualidade superior, como a moto Ducati, desenhada pelo piloto, as canetas Montegrappa, lanchas Off-Shore, bicicletas Carraro ou óculos de titânio banhado a ouro. A edição dos relógios Tag Heuer em homenagem ao piloto esgotou-se poucos dias depois do lançamento.


A personagem infantil Senninha, lançada pelo próprio Senna, em 1994, em projeto conjunto com as Organizações Globo, realizava seu sonho de ter um canal de comunicação com seus fãs mirins. Além das revistinhas, as marcas Senninha e Senninha Baby aparecem em 350 produtos nos segmentos de brinquedos, alimentos, vestuário e papelaria.

Viviane está na presidência do Instituto desde sua fundação. O começo não foi fácil, pois, dois anos depois da morte do irmão, seu marido e pai de seus três filhos, o empresário Flávio Pereira Lalli, morreu em um acidente de moto. Viviane superou esses traumas com muita dedicação ao trabalho e até hoje sua jornada é de 10 a 12 horas diárias.

A sede do instituto fica em São Paulo (capital), no bairro de Santana.
 
Ouçam o “Tema da Vitória”, composto pelo grande maestro Eduardo Souto para Ayrton Senna, nosso campeão eterno: