Clube da Dona Menô
Dona Menô
Sucupira
Consultando o fitoterapeuta


Claudio Lima
 
Olá, prezados leitores do Clube da Dona Menô!
 
Meu nome é Décio Luis Alves. Sou ginecologista e obstetra. Especializei-me em mastologia e ao longo de minha carreira apaixonei-me por medicina ortomolecular, fitoterapia e acupuntura. Desde então venho exercendo o que aprendi e tentando aplicar todas essas “medicinas” em favor da melhor qualidade de vida do paciente.
 
Dona Menô e dra Leila Marinho Lage, minha amiga de muitos e muitos anos e colega de trabalho, me convidaram para eu fazer alguns comentários “mais científicos” para a saga “A Sucupira”... Pelo visto, nos capítulos anteriores, tanto a doc quanto seus leitores estão um tanto perdidos em meio a tantas sucupiras e o que delas falam...
 
Caso queiram alguma informação adicional ou fazer alguma pergunta, dentro do possível tentarei esclarecer. Vamos, então, à sucupira:


Claudio Lima
 
Sucupira é o nome popular de várias árvores brasileiras, tais como a Bowdichia virgilioides, Pterogyne nitens ou Pterodon polygaleflorus. Existem principalmente em Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. A espécie Pterodon pubescens tem sido a mais estudada com propósitos terapêuticos, com alguns trabalhos científicos demonstrando seus efeitos.
 
Podemos identificar cerca de 30 substâncias de interesse farmacológico, com diversas ações medicamentosas e toxicológicas.
 
Claudio Lima 

Tem sido popularmente utilizada principalmente para infecções na garganta, mas nos últimos anos outras propriedades da planta têm sido investigadas. O chá de Sucupira é usado para úlceras, gastrites, excesso de ácido úrico, amidalite, artrite, asma, blenorragia (gonorreia), dermatoses, dor espasmódica, diabetes, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e combate inflamações no útero e ovário. Entretanto, não existem ainda trabalhos científicos provando toda esta atividade.
 
De forma geral, é considerada um potente antinflamatório, mas trabalhos realizados na Universidade de Campinas demonstraram ação contra o câncer de próstata e contra o melanoma (câncer de pele). Outro estudo evidenciou efeito analgésico e estimulador do sistema imunológico, com melhora dos quadros de artrite. Dois trabalhos demonstraram que o uso local de tintura de sucupira na pele pode evitar a picada do mosquito transmissor da Doença de Chagas.
 
A utilização terapêutica desta planta ainda está em fase muito inicial. Devido a diversas substâncias tóxicas na sua composição, pode causar lesão no fígado e no estômago. O uso local de forma inadequada pode causar irritação à pele, com formação de eczemas.
 
Assim sendo, a forma mais popular e menos lesiva ao organismo tem sido o chá de sucupira, que, devido à sua alta diluição, tem menor possibilidade de causar algum dano ao organismo, se bem que pessoas com problemas gástricos e de vesícula poderão ter seus sintomas piorados.
 
Como fazer e beber chá de semente de sucupira:

Claudio Lima

Usar 3 pedaços de casca e semente.
Lavar bem e ferver por 8 minutos em um litro de água.
Após esfriar, conservar na geladeira.
Consumir como água.
Limitar seu uso a um mês e depois descansar por pelo menos 15 dias.
 
Lembrem-se: mesmo em uso de plantas, não devemos relaxar com o acompanhamento médico!
 
Décio Luis Alves
CRM: 32-39871-0
Av das Américas, nº 4801, sala 121, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. 
Telef: (21) 2430-1687

Fotos
Cláudio Lima
http://br.olhares.com/clima98