Clube da Dona Menô
Dona Menô
CHÁ DE SUCUPIRA
 
Ouvindo os leitores do Clube da Dona Menô.

1 - COMENTÁRIO DE KÁTIA MARQUES

 
Anúncio do Biotônico Fontoura - 1950

"Conheço os benefícios da sucupira como fortificante e para tratar de problemas com a garganta: amidalites, faringítes e outras “ites” na “garganta”, mas nunca soube que alguém tivesse quebrado as “armaduras” das sucupiras. Sempre soube que bastava deixá-las imersas no Biotônico Fontoura por 7 dias (7 sementes) e tomar uma colher de sopa às refeições. Dizem que é “tiro e queda”.
 
Esta história é de família. Minha bisa ensinou minha avó, que ensinou à minha mãe, e ambas faziam a criançada toda, inclusive eu, tomar o tal do Biotônico com sucupira. Eu detestava, mas a criançada achava gostoso...
 
Isto me faz lembrar uma propaganda dos biscoitos Tostines: "Tostines vendem muito porque estão sempre fresquinhos? Ou estão sempre fresquinhos porque vendem muito?". O que resolvia era o Biotônico? Era a sucupira? Ou era a sucupira com o Biotônico? Será mesmo que o Biotônico precisava da sucupira? A sucupira precisava do Biotônico?... Afinal, que criança conseguiria engolir uma semente de sucupira com um copo de água?!
  
As sementes ficavam no fundo do vidro do Biotônico para garantirem que, enquanto estivessem lá, o fortificante estava mais concentrado.
 
Suas histórias são muito boas.
 
Um abraço.
 
Kátia Marques
10 de abril de 2010"
 
2 - COMENTÁRIO DE CEILA


Tesoura de Poda
 
"A fisioterapeuta que cuidou de meu filho durante longo período, devido ao seu problema de saúde, se abriu numa informação na qual recomendou sigilo, porque ela não pode fazer isso, pela ética profissional. 
 
Disse que durante muitos meses fez fisioterapia em uma paciente que não apresentava melhoras. Sua paciente, que já desanimara dos tratamentos convencionais, resolveu experimentar a sucupira, depois de assistir à entrevista com o ator Juca de Oliveira no programa do Jô Soares na TV. Em uma semana apresentou melhoras surpreendentes.
 
Meu filho, cuja doença é congênita e incurável, resolveu testar e teve bastante alívio. Preocupado comigo, que tenho diversas artroses e muitas outras "oses", preparou para mim a semente da sucupira no Biotônico Fontoura, aquele velho conhecido nosso, porque eu tenho aversão aos chás, de qualquer espécie...
 
Fiquei bem, principalmente de uma terrível dor lombar devido a uma hérnia de disco. O marido claro, nos seus 76 anos, cheio de outras "oses", também está usando e está muito bem.
 
Relatando o resultado à fisioterapeuta, ela citou o caso de uma senhora que mora na Europa, onde não se encontra a semente bendita.  A filha, sabedora dos efeitos benéficos, leva do Brasil para a mãe e prepara em vinho.   O resultado, segundo ela, também é fantástico. Antes da sucupira a referida idosa quase não se locomovia devido a dores.
 
Sou portadora de diabetes, Mal de Parkinson, hipertensa, já fiz angioplastia para colocação de stent. O uso das sementes em nada alterou minha vida, mas continuo tomando meio cálice do "xarope turbinado" três vezes ao dia.
 
Meu filho fotografou o instrumento acima, que usamos para furar a sucupira. Basta colocar as sementes furadas em imersão no Biotônico por uma semana.
 
Beijo e bom dia
 
Ceila
13 de abril de 2010"

                                   ***************************************************************************

http://www.clubedadonameno.com