Clube da Dona Menô
Dona Menô

O pulo do gato

Eu me impressiono com a facilidade com que algumas empresas ou algumas pessoas têm para fazer dinheiro – muito dinheiro!

O Bill Gates está à parte. Este nasceu virado com a bunda pra Lua mesmo...

Vamos ao pulo do gato e seu significado:

Não sou veterinária, mas convivi com uma gata por anos e posso dizer que ela tinha mais de sete vidas, principalmente quando caía de um lugar alto.

Os gatos têm uma anatomia privilegiada nas articulações, que são maleáveis e muito resistentes. Eles também têm um perfeito controle do corpo nas quedas e é sabido que sempre caem com as patas para baixo, dificilmente de costas.

Já vi muito gato cair de alturas enormes e saírem correndo quando chegavam ao chão, mesmo machucados. Essa coisa de se estatelar de costas é pra humano, não pra eles.

Por outro lado, eles têm muita força nos membros posteriores, podem subir em árvores com facilidade e dar saltos inconcebíveis ao ser humano, porém eles são uns verdadeiros idiotas quando estão lá no alto da árvore e pecam pela pouca força de sustentação nas patas dianteiras.

Só que o ser humano conseguiu ser mais esperto que o gato, inclusive no tal pulo.

Como o nosso amigo Bill, a lua também brindou a bunda do engenheiro turco Orkut Buyukkokten, criador da página social que mais invade o Brasil - O Orkut.

O cara esteve aqui no início do mês de abril de 2007, quase que escondido. Ele tem 32 anos, se veste mal pra cacete e tem uma das maiores fortunas já vistas e conseguidas em tão pouco tempo.

Agora vem a Coca-cola arrumar mais uma para ganhar mais dinheiro dos viciados como eu,  inventando a Coca Zero. Não vou cair nessa não! Eu sou geração Coca light. Apesar de a terminologia ser totalmente errada, devemos ser coerentes até com nossos vícios.

Sou geração Coca light - light de leve, de flutuante, de delicado.. Mesmo que este refrigerante cause gastrite, propicie osteoporose e gases, eu não consigo viver sem ele. Eu bebo Coca para me acalmar. Bebo para trabalhar, para me divertir e até para amar. Tudo é motivo pra beber Coca...

A Coca-Cola não tem nada de cocaína, como o guaraná não contém guaraná...O que eles colocam são substâncias conhecidas com qualquer espectrofotômetro e totalmente copiáveis, mas ai de quem copiar!

Vejam como são as coisas:

Ela foi inventada em 1886, em Atlanta, nos Estados Unidos. Levou mais de meio século (1942) para chegar ao Brasil. Durante a Segunda Guerra Mundial os soldados norte-americanos podiam tomar uma Coca-Cola gelada onde quer que estivessem e, talvez, ela tenha ajudado bastante para que eles não contraíssem tifo (febre tifóide) com águas contaminadas.

Lembro que em 1989 fora lançada a linha de refrigerantes dietéticos da marca Antárctica. O guaraná era minha primeira escolha, mas não conseguia ficar sem a Coca com açúcar. Minha mãe me gerou bebendo Coca-cola. Ela parou, mas eu continuei.

Em 1996  me recordo que meu primo, que trabalhava na empresa da Coca-Cola aqui no Brasil, nos trouxe kits com vários sabores da Coca dietética para sabermos qual a amostra mais gostosa. Logo de cara eu vi que aquilo ia dar certo. Fiquei viciada assim que tomei, como fica o viciado em crack...

Em 1997 foi lançada a “mardita”. No começo era Coca diet - a terminologia correta, pois serve para quem precisa restringir totalmente alguma coisa da dieta, que no caso era o açúcar.

Light é algo que tem menos alguma coisa, mas não é totalmente livre da coisa, entenderam? Um chocolate light tem menos gordura, mas, mesmo assim, a gordura está presente. No caso da Coca-cola o açúcar não existe e, sim, aspartame - o pior de todos os adoçantes em termos de malefício à saúde, porém o mais próximo ao sabor do açúcar.

Nesta ocasião meus amigos endocrinologistas acharam o máximo (e é) para os seus clientes diabéticos, principalmente as crianças. Logo surgiram algumas notícias massacrando com história de câncer em intestino e pâncreas causados pela sacarina, ciclamato ou aspartame.

Não discuto sobre o que o adoçante pode causar, mas aquilo era por causa de concorrência e nada mais. Em muito pouco tempo todos faziam coisas diet ou light e ninguém tinha interesse em falar mais nada contra, pois o brasileiro, como em todo o mundo, estava fascinado pelo fato de poder beber algo que não engordava e que fazia bolhinhas no céu da boca sem ser tão caro quanto champanhe... Com o tempo, o nome diet não agradou e, apesar de errado, virou Coca light. 

Agora virou ZERO – zero açúcar, zero em gorduras e dez em vício, que continua o mesmo. Eu não sabia sobre esta mudança, que foi feita justamente na Semana Santa, no início de abril de 2007 e hoje abri a geladeira do consultório, pegando uma garrafa de Coca Zero – uma garrafa preta, com tampa preta e muito da feia. Ela estava pela metade, o que significa que minha secretária já tinha me servido aquilo ou, então, aquilo não era Coca-Cola...

Gritei: “Dejê! Que merda eu tô bebendo?! Que foi que você botou nesta garrafa?!”.

Depois de tudo esclarecido, eu continuei bebendo o meu veneno favorito, que com certeza absoluta, não tem a menor diferença do anterior – vai me matar da mesma forma...

Leila Marinho Lage
Rio, 12 de abril de 2007