Clube da Dona Menô
Dona Menô

Adivinha o que é
(Capítulo 2)



É apenas  melancia com morango dos Andes?...

Comentários:

1 - Eu ja sei o que é! É saúde! Adoro as duas frutas! É um suco de frutas vermelhas!

2 - Se for isso mesmo, eu topo! Adoro morango.




To ficando enjoada de tanta mistureba... Este treco aqui é apenas melancia parda da Escandinávia?...
Comentário:

1 - Só melancia eu não encaro. Não tem gosto de nada.


Resposta:

Lembrei de um certo instante, drástico, mas muito intenso, quando eu consegui transferir meu tio, que morria de câncer, para um hospital. com melhores condições do que o que ele estava internado. Ele me disse, ao entra na ambulância de transporte, ao olhar o céu: "Leilinha, obrigado por vc me dar a luz do sol de novo".

No dia seguinte, no hospital novo, ele morreu. Ele sentiu o sabor simples de um dia de sol, depois de estar entrevado em sofrimentos entre quatro paredes.

De outro momento eu me lembro, quando meu dentista (desde ciriancinha lá em
Barbacena) me disse: "Sabes o sabor de um suco de fruta? Já sentiu o sabor da fruta sem qualquer artifício?".

Depende do momento. A gente tem sabores e paladares diferentes para cada coisa, de acordo com o momento de nossa vida (e metabolismo). E eu certamente sempre odiei melancias, mas agora não... 
 
Precisamos ter as narinas livres de cheiros ruins na vida; a língua limpa de sabores amargos; precisamos nos ver livres de preconceitos, para apreciarmos o simples, o sutil, o característico de cada coisa.

Pra sabermos o paladar devemos recorrer  ao olfato. O olfato precisa de nossa atenção e está intimamente vinculado à nossa memória, e nossa memória (passada ou adivinhada) está vinculada ao que temos como bom e ruim.

Existe até perfume de melancia, mas mesmo assim, não nos damos conta do sabor dela. A melancia é molhadinha e lembra o saciar da sede, nariz molhado, fartura, porque nós as mordemos com boca aberta, boca cheia e pensamos estar engolindo o mundo.

Ninguém fica impune a uma melancia, uma vez que ela lembra infância, quando temos o poder sobre tudo e achamos que podemos engolir este mundo e digeri-lo levemente. 

Quando for ao mercadinho faça um teste, depois de comprá-la e senti-la como eu aqui lhe sugiro.



Eu não tenho uma Canon.. Eu penso que tenho uma Canon e acho que posso fazer o que uma Canon faz... É como quando eu me olho no espelho: eu me sinto magérrima, minha personalidade é magra, e me espanto quando enxergo uma figura que não sou eu diante de mim...

Eu fotografei todas essas coisas que se comem com uma Sony Pererecoflex Cyber Shot, em locais ruins, péssima iluminação, com pressa ou muito cansada do trabalho. Tive, inclusive, que ir a sacolão, apesar de tudo aqui que postei eu como sistematicamente.

Todas essas coisas comestíveis são boas pra saúde, misturadas ou não, mas cruas. Se tivéssemos tempo pra pensar em alimentação e vermos que isso desde a tenra infância faz a diferença no futuro, deixaríamos nossos filhos sem atração por nuggets.

Gorduras e frituras atraem nosso cérebro. Tudo que é frito é gostoso. Massas fazem com que nossas endorfinas se liberem, como num ato sexual., mas se desde a primeira infância formos acostumados a comer coisas saudáveis , teremos um melhor prognóstico de sobrevivência e qualidade de vida.

A mãe que nunca comeu beterraba jamais poderá obrigar sua criança a comê-la, pois esta criança irá olhar na cara dela e pensará assim: "Esta idiota tá querendo me forçar a comer aquilo que ela tem nojo".


Obviamente quem sabe a cor, a textura e o sabor de cada vermelho aqui publicado saberá de cara o suco que é. Quem jamais cheirou ou tocou ou comeu nada do que foi fotografado ficará viajando na maionese, e por isso mesmo recorrerá a uma.

Pena que eu não tenha uma Canon...


Comentário:

1 - Pela cor e a textura dos grumos na jarra, dá para ver que tem beterraba. Se colocar laranja na mistura, melhora bem o sabor, ficando cítrico e escondendo um pouco o sabor forte da beterraba.

Já tomei muito isso quando tive anemia profunda, e junto minha mãe punha espinafre. Nossa, eu quase vomitava. Mas sabe por quê? Fui criada com biscoitinho quando não queria comer. A doutora esta coberta de razão. Quando crianças, nos dão guloseimas de criança, e quando crescemos, temos que nos desacostumar de tudo para o qual fomos programados a adorar.
 
Aqui em casa fiz tudo diferente. Nem na páscoa meus filhos ganhavam ovo de chocolate. E com isso, graças ao bom Deus, eles hoje comem de tudo, são saudáveis e com zero de obesidade. Bjs, Leila. Gostei muito da brincadeira.

Resposta:

Obviamente a minha querida amiga sabe que é suco de beterraba. Eu só redescobri este gosto, misturado à laranja, quando semana retrasada minha secreta (secretária e quase irmã) sugeriu o tal sumo... Eu o fiz porque estou em fase de dieta... Acontece que não se pode considerar certos sabores como remédio ou obrigação. Nossos costumes e vícios nos afastam do bom e do saudável.

Minha sobrinha, que tem um tico e teco a menos, sempre adorou saladas. Ele me implorava para comer salada de pepino quando ia lá em casa. Eu achava que aquilo era uma coisa anormal numa criança, até descobrir que do que ela gostava mesmo era o sal e o azeite... Ela chegava a beber o caldinho da tigela com a maior sofreguidão...

Não prestou! Tudo quanto era comida tinha um pouquinho de azeite e sal, uma vez que ela odiava comer qualquer coisa! Minha sobrinha comeu mais pepino que qualquer pessoa na vida, além de carne, legumes e verduras...



Isto é suco de beterraba com laranja, uma delícia da terra e com gosto de terra. Ainda vou bolar açaí com beterraba pra ver como fica...

Ninguém acertou o quizz e por isso mesmo não precisarei doar minha máquina fotográfica nem posar nua...


Leila Marinho Lage
http://www.clubedadonameno.com
Março de 2010